Curiosidades nos Aviões – parte I

Você sabia que a mesinha de assento das aeronaves tem mais bactérias que no próprio interior dos banheiros? Essa e muitas outras curiosidades você vai ficar sabendo a partir de agora com esse e os próximos três artigos que reúnem uma coletânea do que rola durante o seu voo. Embarque nessa e boa viagem!

Alimentação especial para a tripulação: Todo cuidado é pouco! O comandante, é a autoridade máxima em um voo, ele não pode comer a mesma refeição que o copiloto. Isso acontece porque, caso um deles passe mal por conta da comida, o outro terá totais condições de assumir o controle do avião. Não se pode correr o risco de os dois passarem mal ao mesmo tempo. Já imaginou a situação? Por isso, também é proibido dividir os pratos.

O que fazem com os dejetos? Você sabe para onde vão os dejetos humanos dos banheiros dos aviões? A gente te responde! As aeronaves têm um sistema especial a vácuo nos banheiros. Com a diferença de pressão entre o ambiente do banheiro e a tubulação, a urina e as fezes dos passageiros são sugadas para os canos. Os dejetos ficam em um reservatório no fundo do avião, armazenados até a aeronave pousar. Depois disso, os reservatórios, que chegam a ter capacidade para até 250 litros, são esvaziados com uma mangueira e os dejetos direcionados a um caminhão para descarte na rede de esgoto.

O cafézinho pode ser nojento: A água utilizada para fazer café nas aeronaves deve ser evitada, principalmente em aviões mais antigos. Os tanques onde a água é armazenada nos aviões mais antigas quase nunca são lavados. Além disso, a água utilizada nos vasos sanitários e a “potável” podem até não ser a mesma, mas ficam reservadas em locais próximos. Para evitar problemas, aceite somente bebidas engarrafadas e lacradas.

Mesinha do assento:  Aeroportos e aviões chegam a ter mais germes do que uma residência. A conclusão é do Travelmath.com, um site estrangeiro que calcula tempo de viagens entre cidades pelo mundo. Para estudar o assunto, um microbiologista recolheu um total de 26 amostras de cinco aeroportos e quatro aeronaves. O ponto encontrado com o maior nível de sujeira foi a mesinha das poltronas das aeronaves, aquela usada para apoiar alimentos e bebidas. Os índices do local foram mais de dez vezes superiores aos encontrados em vasos sanitários de residências. Ali, havia 2.155 unidades de formação de colônias UFC) – medida de microbiologia que indica o potencial reprodutor de bactérias e fungos – por polegada quadrada. Nos assento do banheiro, esse índice é de 172.

Tempestades são normais: Tempestades fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional. Ser atingido por raios é muito comum e em quase 100% das vezes não afeta a aeronave. Os aviões já são construídos para suportar isso e os pilotos estão preparados para qualquer emergência. Então fique tranquilo! Pode parecer assustador saber disso, mas a aeronave não vai cair.

Que lugar escolher? Sentar perto das asas é a melhor opção para quem tem problemas de enjoo. O fundo é onde mais balança. Porém, é indiferente em caso de queda. Isso porque dependendo de como a aeronave cair, tanto os passageiros da frente quando os da cauda podem ser os primeiros a serem impactados. Já o centro da aeronave pode ser o primeiro lugar a se partir ou explodir.

Só simpatia: Você já percebeu que a equipe sempre recebe os passageiros na porta do avião com um sorriso no rosto? Isso tem um motivo! É porque os comissários de bordo têm a função de tranquilizar todos os usuários, as companhias não querem passageiros histéricos. Por isso, é importante que eles consigam manter o bom humor e tratar a todos muito bem. Mesmo que aconteça algum imprevisto durante o voo, eles precisam passar tranquilidade aos passageiros.

Paquerar as aeromoças é assédio: Todos os membros da tripulação devem ser respeitados. Tratar de forma educada os comissários é dever dos passageiros. Paquerar alguma das aeromoças? Nem pensar! Em alguns casos é até aconselhável fazer um pouso de emergência para retirar do avião a pessoa que está causando o mal estar. Já imaginou o constrangimento? Além disso, ela ainda tem o direito de processar o “engraçadinho”.

Cuidados quando os pilotos vão ao banheiro: Quando um dos pilotos vai ao banheiro, um comissário de bordo entra na cabine e aguarda seu retorno. Isso é uma medida de segurança. Outra curiosidade: todos os lavatórios podem ser destrancados por fora. Assim, se alguém morrer ou se machucar lá dentro, um comissário poderá abrir a porta sem dificuldades. Geralmente há um mecanismo de segurança, atrás do sinal de “proibido fumar”, na porta, que permite destrancar o banheiro pelo lado de fora.

Porta blindada: Os pilotos se comunicam com os comissários de bordo por meio de uma porta blindada. A conversa acontece através de um interfone. Eles devem conversar uma vez a cada 40 minutos durante o dia, e uma vez a cada 20 minutos durante à noite. Isso serve para garantir que o piloto está bem para trabalhar. Caso aconteça alguma coisa lá dentro, os comissários também têm um código para entrar na cabine. (continua na próxima semana)

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