FOI MAL – As estimativas apontavam para um PIB, em 2018, por volta de 2%. Mal passou de 1% – 1,1%. Greve dos caminheiros, incerteza política das eleições, baixa confiança no país contribuíram para essa merreca. Falta muito para sairmos da crise que começou em 2014, e que foi subestimada. A verdade, porém, é que para crescermos é preciso destravar o Brasil. Burocracia infernal, impostos exagerados, leis capengas, retrógradas, muitos privilégios, corrupção, estrutura política… O tempo passou, mas continuamos como se estivéssemos ainda nos anos 1950 do século passado. É preciso modernizar o país, fazer uma reforma brutal em todos os setores, abrir mão de privilégios, pensar o hoje, pensar grande, pensar no futuro. Até quando vamos ser o país do futuro e se transformar no país do presente? É preciso ter em mente de que quanto mais o Brasil crescer melhor para todos os brasileiros. Quanto menos crescer, pior para todos, exceção daqueles que estão no topo da pirâmide. Para esses, tanto fez tanto faz, raio lazer ou lampião a gás.
SUPER FOLGA – “Quando eu crescer quero ser deputado”, dizia ao meu pai. E ele: “Que é isso menino, vai estudar, deputado e pra gente que não estudou, pra vagabundo, pra picareta…”. Na visão de meu pai, naqueles tempos (e não mudou muito hoje) ele tinha razão. Mas que seria uma boa…Ah, seria! Veja essa. Na 4ª. feira – dia 27 – o painel de registro de presença abriu às 6 da matina e muitos deputados madrugaram para “bater o ponto”. A sessão seria as 9 hs. Nesse horário, já estavam no aeroporto esperando o embarque pago com verba da Câmara, ou seja, nós é que pagamos. Só retornam a Brasília na semana seguinte ao feriadão de Momo, como é praxe nos carnavais. É pai, com o gordo salário, mordomias, privilégios, pouco trabalho, não seria um mau negócio. Mas será que eu ia virar um vagabundo picareta?
APROVOU – O negócio entre a Embraer e a Boeing chegou a penúltima etapa para finalizar o acordo, a assembleia de acionistas da Embraer, e 96,8% aprovaram a união das duas empresas. As ações dispararam na Bolsa. Sou a favor dessa união. Ao contrário do que os sindicatos dizem que os empregos serão afetados, que a soberania nacional está sendo vendida, e outras baboseiras, justamente se a Embraer continuar como está é que correrá perigo de ir a lona. E aí tchau emprego, soberania, sindicatos e o escambal. Com a Boeing, a Embraer terá mais condições de seguir grande e ir em frente. Sua principal concorrente, a Bombardier, do Canadá, fez acordo com a Airbus e suas vendas aumentaram. A Embraer sozinha não teria fôlego para brigar com as duas. O último passo para oficializar o acordo será a aprovação das autoridades reguladoras do Brasil e EUA. As empresas afirmam que a conclusão do processo deve acontecer até o fim do ano, mas não informaram qual ano. Enquanto isso elas continuam operando independentemente.
VACA LOUCA – Uma repórter, Filotrombina, vai entrevistar um criador de gado, Seu Asteverildo, em Alegrete, RS – Bom dia, seu Asteverildo. Qual sua opinião sobre um assunto que vem preocupando o governo e os pecuaristas, a doença da vaca louca. Porque elas são atingidas pela doença? O gaúcho responde – Filotrombina, posso te chamar de Filó? Tu sabia que o touro transa com a vaca só uma vez por ano? – Filó, envergonhada fala – Bem, seu Asteverildo, eu não sabia, mas o que isso tem a ver com a doença? – O gaúcho continua – Tu sabia que as vacas são ordenhadas quatro vezes por dia? – Senhor agradeço a informação, mas vamos ao ponto central da minha pergunta: a que atribui o fenômeno da vaca louca? O guasca, tentando ser explicito responde – Mas bah tchê!! Imagine se eu ficasse brincando com tuas tetas quatro vezes por dia e só transasse com você uma vez por ano, tu também não ficaria louca xirua??!!
MUITO ALÉM – S. Paulo é um colosso! Está muito além do que se vê. Sua pujança econômica não tem igual no Brasil. Em termos de consumo de produtos de luxo, está entre as primeiras no mundo, às vezes em primeiro. SP é a única cidade do planeta que tem 4 lojas Tiffany’s e 3 lojas Bulgari. A Montblanc vende mais canetas aqui do que na Suíça. A loja da Louis Vitton é a mais lucrativa do mundo. 6 Bugatti, superesportivo de 3,5 milhões de reais rodam pelas ruas e há mais 5 encomendados. 9 Pagani, superesportivo suíço de 5 milhões, fabricado apenas sob encomenda, tem 9 pedidos de endinheirados de SP. É a maior consumidora mundial do famoso vinho Romaneé Conti, o mais caro de todos. Também onde mais se consume, no mundo, vinhos acima de 87 dólares a garrafa. 80 mil paulistanos tem sua 2ª. residência nos EUA ou na Europa. 60% dos milionários do Brasil moram em SP. A maior quantidade de cavalos puro sangue árabe das Américas está em SP. Na próxima edição continuamos.
NOVA TEMPORADA – Com novo roteiro, novo produtor, novos atores que entram nessa temporada, começa mais uma temporada da série “A Providência”. Esse ano, os novos capítulos foram entregues pessoalmente pelo novo produtor ao setor de aprovação. Eles vão analisar o roteiro e depois darão seus pareceres se aprovam ou não. No entanto, começam os movimentos de certos analistas querendo vantagens para aprovar o roteiro. Em sendo aprovado, em seguida a série será exibida aos expectadores que participarão de todos os episódios. Será uma série interativa em que todos os trabalhadores, ops, digo expectadores, terão de dar sua contribuição para participar e chegar ao capitulo final da série. Se não for aprovada, será preciso refazer o roteiro e mais tempo para nova tentativa de aprovação. Nesse processo, caso a aprovação demore muito tempo, pior será o roteiro. Ou na hipótese de não ser aprovado de jeito nenhum, será ruim para os expectadores, produtor e estúdio que corre até o risco de quebrar.
OSCAR – Era o nome de meu avô. Gostava dele, tinha sempre muita história para contar. Mas não é desse Oscar que vamos falar, é o Oscar do cinema. Errei quase todas as minhas previsões. A melhor animação eu tinha dois favoritos e nessa um deles levou, Homem Aranha – Aranhaverso. Roma foi escolhido melhor filme estrangeiro e melhor diretor, Alfonso Cuaron que dirigiu Roma. Eram meus favoritos. E parou aí. Melhor filme ficou com Green Book. Melhor ator: favoritos, Christian Bale, de Vice, meu predileto, e Rami Malek, de Bohemian Rapsody, que ganhou. Atriz, favorita, Glenn Close, sete vezes indicadas, vai continuar sendo indicada. Quem ganhou foi Olivia Colman que foi a favorita, por atuar em A Favorita, o filme. A Globo mostrou apenas 10 prêmios da cerimônia, com comentários de quem não era comentarista. Um fiasco. Antes nos intoxicaram com o Fantástico e a droga do BBB.
A MAIOR – O Moma – Museu de Arte Moderna de New York, adquiriu por 20 milhões de dólares – 74 milhões de reais, o maior valor pago a uma obra de artista nacional – o quadro “A Lua” um dos melhores de Tarsila do Amaral. Em 2018, o Moma realizou uma grande exposição com as telas de Tarsila. Devido ao sucesso, decidiram que era preciso adquirir uma obra da maior modernista brasileira. A obra em questão, era de uma família, dona da Suzano Celulose. Sua maior obra, Abaporu, no entanto, encontra-se no Museu de Arte de Buenos Aires, adquirida em 1995, por apenas 1,4 milhão de dólares. Devido a valorização de Tarsila no exterior, hoje deve valer uns 30 milhões. Na época, nosso governo poderia ter comprado, mas deixou de colher para Los Hermanos. Pode ter seu lado bom. E se o Abaporu estivesse no Museu Nacional? Hoje seria apenas cinzas do passado.
DESAFIO – O Homem sempre gostou de desafios e graças a eles é que muitas descobertas e invenções melhoraram a nossa vida. Há porém o desafio aventureiro, às vezes solitário. Enfrentam a natureza com risco de vida pelo prazer da superação e da conquista. É o caso do francês, Jean-Jacques Savin, 71 anos, que se lançou ao mar num barril, sem nenhum controle, ao sabor dos ventos e da correnteza. Ele saiu das Ilhas Canárias e quer atravessar o Atlântico até as Ilhas Caraíbas, no Caribe. São 4.500 quilômetros, sozinho. O barril tem 3 m. de comprimento por 2,10 de largura, com kitnet, beliche, uma pequena dispensa e uma mesa. Equipado com painel solar, antena e GPS, pode se comunicar com a terra a qualquer hora. A travessia registrará movimentos das marés e também a reação de um “maluco” sozinho no meio do oceano, num ambiente pequeno e fechado. Se chegar as Caraíbas será imediatamente internado. O barril se move, em média, 3 quilômetros por hora e a estimativa da travessia é de 3 meses, com provisões para esse tempo. Se atrasar tá lascado!