Emoção! A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma festa de aniversário surpresa para uma paciente com história de superação. A comemoração em dose dupla aconteceu nesta quinta-feira, dia 7, na Coordenadoria de Inclusão Social. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa e as secretárias Cláudia Monteiro (Saúde), Júlia Cassiano (Meio Ambiente), Marcela Alvarez (Assistência Social) e o secretário de esportes Marco Braga marcaram presença na cerimônia.
O ato simbólico serviu para parabenizar dona Neuza Maria Borges pelos seus 80 anos de vida e pela sua experiência bem-sucedida, em que a moradora do Jardim Eldorado se submeteu depois de constatado diagnóstico de síndrome de Diógenes.
A síndrome é caracterizada pela incidência de acumular “coisas”. No caso dela, foi possível intervenção na casa para retirar grande quantidade, suficiente para encher cerca de dois caminhões, num trabalho conjunto entre a Equipe de Sinantrópicos e Secretaria de Meio Ambiente.
Durante a mobilização, equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Alcione Nassori, do Solo Sagrado fez uma verdadeira faxina no imóvel. A história deu origem a um livro, em que a moradora conta a sua trajetória, editado pela Unifipa, que também abraçou a causa. A autobiografia de dona Neuza é intitulada de “Amor por toda a vida”. “Uma história linda e emocionante com a sua própria narrativa, que mesmo com suas limitações conseguiu renascer do amor”, diz a secretária de saúde Cláudia Monteiro.
O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa compareceu ao evento para parabenizar pessoalmente à idosa. “Estou maravilhado. Essa história comprova o quão importante é a humanização, cuidar das pessoas dá resultado. Uma ação que parecia simples, agora, serve de estímulo para outras pessoas e atendimentos. O engajamento vai ao encontro do que preconizamos que é a valorização da pessoa humana”, ressalta Padre Osvaldo.
Há cerca de um ano, a equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) da USF acompanha a idosa com total atenção e apoio.
Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva