Sob a palavra surrealismo, surgem diversos olhos voadores que aludem a Salvador Dalí, em meio a textos e corpos. Destaca-se a referência visual do cavalo sobre o teto de uma casa, que remete às trágicas inundações que recentemente afetaram o Estado do Rio Grande Sul. A atmosfera caótica do conjunto aponta para um clima onírico, algo totalmente relacionado com o centenário do movimento surrealista celebrado em 2024.
Esta obra integra o projeto Homenagem ao Surrealismo desenvolvido em parceria com a Cia Arte Cultura.
Projeto Homenagem ao Surrealismo
Em 2024, o Surrealismo completa cem anos. A sua origem está ligada a André Breton (1896-1966). Escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, ele rompeu com o líder do movimento, Tristan Tzara, e lançou, em Paris, em 1924, o Manifesto Surrealista. Nessa perspectiva, a proposta deste projeto é que cada artista realiza dois trabalhos, em quaisquer técnicas.
O Surrealismo trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. No Manifesto, são apresentados princípios surrealistas, como a isenção da lógica cartesiana e a adoração de uma realidade superior, chamada “maravilhosa”. No mesmo ano, circula o primeiro número da revista “A Revolução Surrealista”, que reunia diversos meios de expressão artística.
Os principais pontos em comum eram o pensamento livre; a expressividade espontânea; a influência das teorias da psicanálise; a criação de uma “realidade paralela”; a criação de cenas irreais; e a valorização do inconsciente, usando o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.
Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma “surrealidade” que valorizava a fantasia, a chamada loucura e a utilização da reação automática, ou seja, do impulso, registrando tudo o que vinha à mente, sem se preocupar com a lógica racional.
Ao longo do projeto Poéticas Visuais, foram realizadas reuniões mensais para discussão do próprio Surrealismo enquanto movimento e, principalmente, realizar um amplo debate com o grupo sobre a poética de cada artista dentro do projeto que cada um desenvolverá a partir da proposta individual e das suas ligações com o assunto proposto.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

acrílica sobre tela 100 x120 cm