O meteoro do amor de Sonia Gonçalves

O bambu é geralmente associado, principalmente no mundo oriental, à prosperidade e objetos a partir dele costumam ser presenteados em casamentos, nascimentos e formaturas. Cobrir um deles com rejeito da indústria de confecção é uma forma de proteção e, ao mesmo tempo de dialogo com a efemeridade, pois a obra fica exposta ao relento, sofrendo transformações com a passagem do tempo, a chuva, o sol e o sereno.

Esta obra integra o projeto “O Meteoro do Amor”, na Agrofloresta Monalisa, em Tuiuti, SP, iniciativa da artista visual Sandra Scavassa.

Projeto O meteoro do amor

Conta-se que o buraco em forma de coração que está na Agrofloresta Monalisa, de Sandra Scavassa, em Tuiuti, SP, surgiu a partir de fragmentos de um meteoro que ali teria caído. Seja uma lenda, um mito ou uma fábula, o fato é que ali está um espaço a ser lido e interpretado por cientistas, religiosos, filósofos e artistas.

Este projeto é um chamamento para que o local ganhe o status de instalação coletiva. Cada pessoa pode encaminhar até três trabalhos, de materiais que suportem a intempérie ou interajam com ela, até 15 de dezembro, última luz cheia do ano, quando será feita a inauguração do espaço. As obras com uma altura mínima de 1 metro, preferencialmente verticais, serão colocadas sobre a superfície de terra com o mecanismo de sustentação pensado por cada artista.

A poética do projeto está em pensar que a luz dos meteoros, quando vista no céu, é o resultado da entrada de fragmentos de rocha, oriundos de corpos celestes, na atmosfera terrestre. Surge, portanto, uma luz no céu noturno a indicar, para alguns, que há uma luz no fim do túnel, seja quais forem os desafios enfrentados.

Ver um meteoro, nesse contexto, é como amar. Sempre pode ser interpretado, dependendo da cultura e da situação, como como um sinal de mudanças. O mesmo ocorre cm a arte. Participar deste projeto é justamente uma forma de transformar-se internamente ao metamorfosear um espaço, com a força de um meteoro e do amor que cada um tem pelo universo, pela natureza, pela sociedade e por si mesmo.

Oscar D’Ambrosio

Vida, 2024  Sonia Gonçalves Bambu revestido com crochê feito com fios de malha, provenientes do rejeito da indústria de confecção da minha cidade, Socorro, SP 170 x 10 cm de diâmetro