Laboratório criativo VILART na Galeria Norma Vilar

Prossegue até o próximo dia 14 de junho a exposição que a artista plástica Norma Vilar colocou em andamento em sua galeria em São José do Rio Preto apresentando mais de 150 peças elaboradas por seus alunos.

A exposição apresenta um amplo painel, retratando etapas do processo e as múltiplas faces do desenvolvimento artístico de cada um. Abrangendo as seguintes categorias plásticas ¬ aquarelas, desenhos, óleo e acrílico sobre tela, modelagem de objetos e esculturas em cerâmica ¬, os trabalhos revelam o refinamento das técnicas aplicadas, as belas soluções criativas encontradas, além do progresso de cada aluno em termos de uma expressão estilística e concretização de uma identidade artística. Os temas são os mais variados, procurando uma afinidade entre os processos formais e os conteúdos abordados, definindo a busca artística ideal entre o objeto ¬ figurativo ou abstrato ¬ e a sua representação estética. Há, em cada proposta entre as categorias plásticas trabalhadas, obras de extrema beleza, criativas e surpreendentes, em termos de inovação e resolução plástica.

Participam da exposição 23 artistas, que frequentaram aulas ministradas pela artista plástica Norma Vilar, desde setembro de 2017, aos sábados, no “Laboratório Criativo Vilart”: Adriane Abbud, Amanda Abbud, Alice Bonvino, Cristiane Midori, Cristiane Sbroggio, Cristina Murad, Daniel Malvezzi, Domitila C.P. Gestal, Eduardo Calil, Gisele Faganello, Lia Sarti, Luiz Tarraf, Maria Elisa Barbosa, Marilia Demian, Marisa Aiub, Osvaldo Miura, Rafaela Ramalho, Sandra Capati, Sandra Antunes, Sérgio Motta, Suzi Ruiz e Valdelice Maciel, Watraud Henrich.

Além dessa mostra múltipla e abrangente de obras, a exposição apresenta a projeção de um vídeo contínuo, com a retrospectiva dos alunos desenvolvendo os trabalhos e um painel com texto e ilustração do escritor e artista plástico Sérgio Motta, criando um ambiente multissensorial.

Gisele Faganello que participa da exposição conta que completa a exposição, uma mostra de fotografia, com 10 fotos do Foto clube Rio Preto, no primeiro piso da Galeria. A abertura para convidados ocorreu no dia 11 de maio e a exposição está aberta ao público, gratuitamente, no período de 13 de maio a 14 de junho, de segunda a sábado, das 8:00 às 18:00 h. Endereço: Rua Raul de Carvalho 3995 Alto Rio Preto.

Realizar esse trabalho em parceria com os alunos gerou um propósito nas aulas para os artistas/ alunos, na escolha dos temas, nos treinos, aprimorando e evoluindo os trabalhos para um destino Nobre uma exposição em uma galeria de arte. Compartilhando o seu produto cultural que foi desenvolvido com muita entrega e amor.

Assim geramos o fomento a cultura, com a criação de um mosaico de manifestações artísticas que traduzem para o observador os caminhos pelos quais eles percorreram e gerando emoções conta Norma Vilar.

A ideia nasceu com o objetivo de realizar a primeira exposição “Laboratório criativo” e criar oportunidades de visibilidade da produção artística, democratizar e ampliar o acesso à cultura e difundir as linguagens e tendências artísticas, promovendo fomento cultural. Possibilitando a visita de espectadores mostrando a magnitude do domínio técnico e a essência própria de cada um.