Café Minuto – Rocketman cinebiografia de Elton John

 

 MANDA EMBORA – O artigo 107 do Estatuto do Estrangeiro, diz que “o estrangeiro admitido em território nacional não pode exercer atividade de natureza política, nem se imiscuir direta ou indiretamente nos negócios públicos do Brasil”. No artigo 65, lê-se que “é passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem politica ou social, a tranquilidade ou a moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais”. Tão esperando o quê para aplicar a lei e expulsar esse americano safado, um energúmeno mentecapto? Devolvam o cara ao EUA em embalagem sem volta em avião cargueiro. Fora Glenn Greeenwald! O Brasil não precisa de agitadores socialistas de fora. Já temos alguns aqui.

SINAL VERMELHO – A Amazônia é o bioma onde existe a maior biodiversidade do planeta e corre risco. Uma nova pesquisa indica que o aquecimento global pode dizimar a região, que corresponde a 60% de nosso território. A pesquisa mostra dois cenários trágicos, caso as metas estabelecidas pela ONU no Acordo de Paris para conter as mudanças climáticas não sejam cumpridas. O primeiro seria aumento de 0,8% na temperatura global. Nesse caso o aumento na Amazônia seria de 2,5ºC e as consequências seriam: chuva até 200 milímetros a menos por ano em 36% das reservas; a época da seca se alongará por mais um mês, além dos 5 atuais, em 6,8% das áreas. Em 5% das áreas o aumento da temperatura será de 3º.C. O segundo, aumento global da temperatura entre 0,9ºC e 2,7ºC, com a temperatura na Amazônia subindo mais de 3ºC; em 9,5% das áreas subirá 5º C. Choverá entre 200 e 420 milímetros a menos por ano em 52% das reservas e em alguns locais poderá chegar a 1.150 milímetros a menos; a seca se estenderá mais um mês, além dos cinco atuais, em 37% das áreas. Esse cenário seria devastador, a Amazônia pode virar um sertão. Socorro! Salvem a Amazônia e estarão salvando o planeta.

GESTORES – Crendorreido e Frankynéia, casal de gestores em investimentos, vão ao consultório de um terapeuta sexual, Dr. Estroncíolo. – Muito bem, qual é o problema de vocês? – Crendorreido diz – Dr. o senhor poderia ver a gente a gente transando? Estroncíolo não entende nada, mas concorda. Quando eles terminam, o terapeuta diz que não viu nada de errado neles e cobra 200 reais pela consulta. A partir desse dia, duas vezes por semana, terça e sexta, as 18 hs, o casal vai a clínica de Estroncíolo, faz sexo, paga e vai embora. Até que um dia ele pergunta, curioso – Afinal, o que vocês querem descobrir? Nada! – É que eu sou casado e ela também. O Motel custa 500 reais. Aqui transamos por 200, com acompanhamento médico, descolo um atestado médico, sou reembolsado em 140 reais pelo plano de saúde e ainda consigo restituição do IR de 25 reais. Tudo calculado a transa sai por 35 reais.

LIVRO – Faz tempo que não comento sobre livros e escritores. Então vamos falar de Roberto Bolaño, chileno, considerado o maior escritor latino-americano de sua geração. Bolaño foi levado embora em 2003, com apenas 50 anos. Poderia ter escrito mais, porém, mesmo assim deixou um legado de grandes obras: Detetives Selvagens, Terceiro Reich e 2666, publicado pós-morte, considerada sua obra prima, entre outros. “A Literatura Nazista na América” mais um de seus livros, publicado recentemente é outra de suas obras aplaudidas. O livro é um romance, que pode ser lido como contos interligados. São verbetes de 31 literatos nascidos ou radicados na América Latina. Todos são seduzidos pelo fascismo. As notas biográficas vêm junto com sinopses literárias que Bolaño escreve com humor e imaginação. O detalhe, no entanto é que os 31 literatos são fictícios, nenhum existiu. Datas, fatos, acontecimentos, foram criados pela cabeça magistral de Bolaños. É um livro sui generis, diferente dos romances com história de começo, meio e fim. A venda na internet (Amazon) e nas boas livrarias que restaram.

MORDOMIAS – Na Inglaterra deputados, ou lordes, não tem lugar reservado no Parlamento. Não tem gabinetes, secretários, assessores, carro oficial com motorista, residência paga, passagens aéreas, 13º. Salário, 90 dias de recesso durante o ano, férias somente no Natal. Seus salários correspondem ao de um chefe de seção do serviço público. Coitados! Quem manda não nascer no Brasil. Aqui somos um país rico, podemos oferecer mordomias aos parlamentares. Salário beira os 40 mil; tem auxílio moradia; 4 passagens de ida e volta por mês para Brasília, 13º. e 14º. Salário; verbas para despesas, verbas para assessores; verba de gabinete, com 20 funcionários; férias de 60 dias remuneradas por ano, mais 30 dias de folga também remuneradas e recebem no recesso, sem trabalhar. O Senado tem as mesmas mordomias. Lembram-se quando contei que o orçamento do Legislativo é de 1,38 bilhões e não teve bloqueio? Então, viu para onde vai essa montanha de dinheiro? Você acha que um parlamentar de tanto privilégio? Em outros países não existe nada disso e tudo funciona melhor do que aqui. Quando não funciona, pelo menos não tem mordomias milionárias. Nosso custo-benefício é caro demais.

FÉRIAS – Julho está chegando, mês de férias da molecada. Muitos pais estão trabalhando, mas tem alguns que conseguem férias nesse mês. Senão, sempre tem um vô, uma vó, um amigo que pode fazer uma viagem. Nada daqueles lugares manjados. Vamos fazer um programa diferente, conhecer o Polo Sul antes que derreta de vez. Pode ser a última oportunidade. É preciso bom preparo físico, será necessário andar 1.100 km a temperaturas entre 30 e 40 graus negativos, arrastando um saco de 60 quilos, com mantimentos, roupas aquecidas, barraca e uma lareira portátil a lenha. A caminhada dura, em média 55 dias, subindo 3.000 metros para alcançar o Polo Sul geográfico. Mas não se meta a fazer isso sozinho, contrate uma agencia com guia. EUA, Inglaterra e Austrália são as melhores. O pacote, com seguro e aquecedor custa 150 mil reais por pessoa, que pode ser parcelado em 3 vezes no cartão, sem juros: uma pequena entrada de 100 mil e duas de 25 mil. No seguro está incluso um lindo caixão para o caso de alguém não chegar vivo do passeio. Vamos nessa?

STREAMING – O cinema está mudando de tela e começa a invadir as telinhas da TV. A tendência em Hollywood são as estrelas fazerem cada vez mais filmes para a Netflix com diretores famosos que também estão embarcando nessa. As vantagens para o assinante é escolher o que quer ver, na hora que quiser. E para atores e diretores poderem atingir um público enorme, a Netflix tem 139 milhões de assinantes no mundo. Quem está se ferrando é a TV a Cabo. Nos EUA 16 milhões de domicílios já se desfizeram do Cabo; no Brasil, entre 2017 e 2018, 550 mil assinantes também cortaram o cabo. A avalanche do streaming ou sob demanda no Brasil sextuplicou. Em 2014 5% viam TV por streaming, em 2018, 32%. Fenômeno parecido tem acontecido ao redor do mundo. Não há dúvida que essa plataforma veio para ficar. Mas se engana quem acha que a TV aberta e o cinema com seus blockbuster serão engolidos. No Brasil se assiste TV 6:30 horas por dia, Netflix 2:30… por semana!

EXPOSIÇÃO DIGITAL – Já pensou estar envolvido, por uma obra de Van Gogh? Pois a tecnologia digital chegou a arte e isso já é possível. Em Paris, há um novo espaço para exposições multimídias. o Atelier des Lumièries. A exposição atual, dedicada ao mestre Van Gogh, apresenta inúmeras imagens em projeções gigantescas, em paredes de 10 metros de altura, a partir do chão, até o teto. O efeito é deslumbrante!. Um quadro famoso de Van Gogh “A Noite Estrelada sobre o Ródamo”, é uma das telas projetadas, ao som de sinfonias de Mozart e Puccini e até de Milles Davis. Parece que estamos dentro do quadro, uma sensação indescritível. Há um vídeo bacana circulando nas redes sociais dessa exposição que merece ser visto. O Museu D’Orsay,

também em Paris, exibe o quadro original dessa obra. Diz um crítico de arte: “nada substitui a obra original. É como querer experimentar uma tortilha mexicana comendo um Doritos”. Ele tem razão. No entanto, o Doritos é mais fácil de comprar e comer, do que uma tortilha. Afinal os dois são feitos de milho. No caso da exposição, o Atelier está recebendo mais gente para ver Van Gogh, e conhecendo sua obra, do que o Museu D’Orsay.

ROCKETMAN – O FILME – A cinebiografia de Elton John, Rocketman, já está em exibição nos cinemas do Brasil. E vai demorar para chegar no Streaming, por isso quem quer ver agora, vá ao cinema. Elton John e Freddie Mercury tiveram vidas semelhantes – eram britânicos, cantores, compositores, começaram a carreira na mesma época, eram viciados em drogas e sexo e eram solitários, por isso seus filmes tem pontos em comum. A diferença é que Elton continua aqui e aprovou seu filme, que é mais corajoso do que o de Freddie – que passa de leve sobre sua vida desvairada. Rocketman vai fundo, mostra sua dependência com a cocaína, sua homossexualidade, o romance problema com um de seus empresários, sua tentativa de suicídio e sua internação numa clínica para dependentes nos anos 90. Outra boa sacada foi apresentar seus sucessos conforme o momento de sua vida: infância, adolescência, juventude, maturidade, como You Song, Crocodile Rock, Tiny Dancer, Rocketman, Don’t Let Sun Go Dow On Me e outras mais. Seja fã ou não de Elton John vale assistir como filme, muito bem produzido, e como musical com suas inesquecíveis músicas que embalou gerações.

MÃO – Marido e mulher estão na cama vendo TV. De repente ela sente a mão dele no ombro. – Ah! Que sensação boa.
A mão dele nos seios dela. – Nossa querido, isto é maravilhoso!
A mão dele deslizando nas pernas dela. – Oh! Não pare! Não pare!
Mas ele para. – Porque parou amor?
– Achei o controle remoto.

O LEITE – Não existe fábrica de leite em pó em Portugal. A Nestlé e outras empresas desistiram porque não vendiam. Sabe porque? Lá os portugueses fazem leite em pó em casa. Congelam o leite, depois ralam e enxugam.