A Unidade Respiratória do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, passa por revitalização e readequação do espaço. Diferente de outras unidades, que desativaram a ala após redução de pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19, as atividades no setor serão mantidas com ampliação do atendimento a pacientes diagnosticados com doenças respiratórias em geral.
O acesso ao local será pela lateral do hospital, na rua Doutor Cervantes Ângulo (antiga entrada das ambulâncias), e contará com recepção e sala de espera próprias, além de uma estrutura completa com cinco quartos (dois leitos cada), conforto médico, sala de urgência, posto de enfermagem, sala de repouso adulto e um consultório médico.
A área externa, de 300 metros quadrados, receberá cobertura metálica e pavimentação. Na planta do projeto consta, ainda, a abertura de uma porta que dará acesso direto ao posto. “A ideia é liberar o Pronto Atendimento para área 100% limpa; já o Posto 5 será somente para os casos de atendimento e internação respiratórios”, explicou o engenheiro clínico Fernando Barreto.
NÚMEROS
Desde o início da pandemia, até o dia 5 de novembro, a Unidade Respiratória do HUSD registrou 923 altas hospitalares de pacientes de Catanduva e região; 246 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.