Café Minuto – Vicio Digital


Agora Vai?
A economia cresceu 0,2% no 2º. Trimestre, em comparação com o 1º. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, o crescimento foi de 0,3%, resultado melhor do que o esperado pela FGV e por analistas. A última vez que o PIB cresceu desse jeito foi no 1º. Tri de 2014. É uma lanterninha no escuro ainda, mas pode ser que o Brasil esteja saindo do buraco, embora analistas – sempre eles – olhem esses resultados com cautela e dúvidas. Esse crescimento deve-se ao setor de serviços e consumo das famílias, sinal de que o bolso está menos dolorido. Indústria e Construção Civil continuam patinando, embora exista um alento poderoso: agosto foi o melhor mês para o setor automobilístico, desde dezembro de 2015, com crescimento de 17,8 comparado com agosto de 2016. No ano até agora o crescimento foi 5,8%. Sim, é uma luzinha, mas antes nem vagalume tinha.

Jogo Pesado
Garoto mimado, Kim Jong-um , comandante da Coreia do Norte, não está nem aí para com os EUA e a comunidade internacional, apesar de sansões cada vez mais rígidas. Joga pesado e continua a lançar seu foguetório perigoso, num desafio ao mundo. Trump esbraveja, ameaça, o clima é tenso, e paira uma ameaça de guerra nuclear. A verdade, porém, é que nenhum dos lados quer a guerra, pois sabem que os estragos seriam fatais. A Coreia seria extinta do mapa. Além do mais, os outros membros do clube dos poderosos não iriam cruzar os braços vendo explodirem bombas nucleares, pois sobrariam para eles também. Então porque essa bravata toda de Kim-Kim? Ele quer evitar uma invasão de seu país e o fim do regime, a exemplo do que aconteceu no Iraque e na Líbia; quer preservar sua vida, sabe que se isso acontecer ele vai pro beleleu; quer mostrar ao mundo que tem a força negra; quer se fortalecer em seu próprio país para o povo e para as elites do poder; enfim, sentar numa mesa de negociações com cacife para fazer exigências e ter vantagens. Garotão esperto o Kimzinho.

Privatizar
Sempre que o governo anuncia que pretende privatizar uma estatal, fato raro nos governos petistas, bato palmas. E por quê? Simples, toda estatal sofre com decisões políticas e loteamento de cargos, deixando de lado uma gestão profissional voltada para a produtividade e oferecer serviços de qualidade. Que adianta ser patrimônio do povo, se funciona mal? E o que isso vai trazer de benefícios ao povo? Por acaso vão receber dividendos dos lucros? Vai melhorar suas vidas? Não! Já viu estatal dar lucro? Difícil. Por isso o anúncio da privatização da Eletrobrás, a maior empresa de energia elétrica da América Latina, será bem vinda. No dia seguinte ao anuncio suas ações na bolsa – sim, o governo tem 51% das ações, o restante está na bolsa, mas não merece a confiança de investidores – subiram 50%. A empresa que valia 20 bilhões passou a valer para 29 bilhões. Aguarde. Em breve melhores serviços de energia.

O Vaidoso
Niclodélio, vaidoso, compra um sapato caríssimo. Ao chegar em casa, põe o sapato e começa desfilar na frente de Fudernéia, sua mulher, e nada dela notar o sapato novo. Ele resolve tirar a roupa e anda nu pela casa com o sapato nos pés. Fudernéia finalmente nota o marido.
– Ficou louco?! Onde já se viu andar pelado pela casa com esse pinto mole pra lá e pra cá?
Niclodélio aproveita a deixa e responde
– É que ele está olhando meu sapato novo.
E ela retruca – Porque não comprou um chapéu então?

O Avião
Alguns professores de uma universidade foram convidados a entrar em um novo avião. Após todos se acomodarem foram informados de que o avião havia sido construído por alunos da faculdade de engenharia. Todos se levantaram e correram para fora do avião em pânico. Somente um professor permaneceu sentado e sereno. Quando lhe perguntaram depois o motivo de tanta calma, ele explicou: “Sei da capacidade de meus alunos. Se foram eles que construíram essa merda, não vai nem dar partida”.

Grande Chico
Depois de seis anos Chico volta a acariciar nossos ouvidos com ‘Caravanas’, seu novo álbum. Não importa o que será lançado até o final do ano, mas já é considerado o melhor álbum de música brasileira lançado em 2017. É pouco? Também se trata de um dos melhores álbuns de Chico. E olha que ele já gravou tanta coisa boa que não acaba mais. Seu talento como compositor continua intacto: letras poéticas, melodias sublimes. “Caravanas” traz apenas sete canções inéditas, todas primorosas e duas regravações, uma delas Chico canta com uma de suas netas. Uma pena que com o acirramento do “nós contra eles” nos últimos anos, tem gente que deixou de gostar de Chico por ser da turma do “nós”. Grande bobagem! Não vamos misturar política com arte. Cada coisa em seu lugar. Sua posição politica em nada atrapalha seu talento, portanto… Vou pegar a primeira caravana que passar e vou comprar “Caravanas”.

Falta Incentivo
Dos 8,5 milhões de empresas no Brasil, 99% são pequenas ou micro e não crescem e também não querem crescer. Estranho né?!  O mecanismo fiscal que rege essas empresas é o Simples, desde que faturem até 4,8 milhões de reais por ano; quem crescer além desse valor perde o incentivo, por isso muitos não querem faturar mais pra não perder a boquinha. Ou seja, a legislação desestimula o crescimento quando deveria estimular oferecendo mais incentivos para quem crescer. Já viu isso em algum lugar do mundo? As empresas maiores são mais produtivas devido aos ganhos de escala, o que é melhor para o país. Só no Brasil mesmo. Eta paisinho!!!

E-Commerce
Por enquanto são poucas, mas é uma tendência. São as lojas reais do e-commerce, chamadas de “guide shops”. Funciona assim: entra-se numa loja real ligada a um e-commerce que funciona como uma vitrine dos produtos à venda no site. Escolhe-se a peça ou as peças; experimente se quiser – há apenas uma peça de cada tamanho. Depois uma vendedora ajuda nas compras feitas no site através de um dos tablets e notebooks do local. Faz-se o pagamento pelo próprio site e recebe suas compras no mesmo dia, em casa. Você compra, gasta uma nota e sai de mãos vazias. Por enquanto existem somente lojas de vestuário feminino, mas outros setores estão de olho. Móveis e Decoração, inaugurou sua primeira loja a pouco. A vantagem: aumenta o número de clientes, principalmente aqueles que preferem ver “ao vivo” o que está comprando, como é meu caso. Gosto de ver o que estou comprando na real.

Vicio Digital
Se você ou filho/filha se irrita se a internet cai, a bateria acaba, checa as redes sociais, vê o WattsApp em qualquer lugar, acessa a rede ou liga o videogame para fugir de problemas, descuida dos estudos ou de relacionamentos com amigos e familiares por causa da rede… Cuidado!  Está se tornando dependente digital. O pior é que essa dependência pode desencadear outros distúrbios como depressão, ansiedade e até o uso de entorpecentes. A coisa é séria, afeta o mundo todo e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai classificar o vicio digital como distúrbio psiquiátrico. Nas clínicas e consultórios psicológicos de S. Paulo começou a aparecer com frequência casos de intoxicação digital, na maioria crianças e adolescentes. O Hospital das Clínicas, da capital, disponibiliza um setor para adultos viciados e para famílias de jovens plugados. Fique atento, você ou os filhos, mais de duas horas por dia no dispositivo, sinal de alerta!

Adeus
Não vou comentar sobre a partida de Jerry Lewis, todos já sabem. O que eu quero é… Prestar uma homenagem. Sempre que um artista fez ou faz parte de bons momentos de nossa vida e ele é chamado lá em cima, os fãs lamentam. É o que acontece comigo, lamentei a partida de Jerry, ator, diretor, roteirista e produtor, um dos grandes comediantes do cinema e da TV. Quanto não ri com seus filmes, entre eles, Artistas e Modelos; O Biruta Folgado; Ou Vai ou Racha, esses com Dean Martin, com quem fez dupla por 10 anos, com muito sucesso; Mensageiro Trapalhão; Bagunceiro Arrumadinho; O Meninão; Cinderelo Sem Sapato; O Professor Aloprado, o melhor deles. Ele alegrou minha infância e minha adolescência. Jerry Lewis nos deixou com 91 anos e apesar da idade teve vários problemas de saúde: fez cirurgia do coração; curou-se de um câncer, fez tratamento contra vício em drogas legais, sofreu um enfarte e tinha fibrose pulmonar. Curiosidade: em 2013 Jerry participou de “Até Que a Sorte Nos Separe 2”, filme brasileiro. Os produtores entraram em contato com sua nora, que é brasileira, e conseguiram sua participação. Missão cumprida Jerry Lewis. Seu legado será eterno!