Café Minuto – Aqui se trabalha

AQUI SE TRABALHA! – Veja a lista de eficiência, produtividade e serviços à sociedade do STF. José Dirceu – solto; Lula – solto; Renato Duque – solto; Delúbio Soares – solto; João Santana – solto; André Vargas – solto; Léo Pinheiro – solto; Geddel – solto; Anthony Garotinho – solto; Eike Batista – solto; Cláudio de Freitas – solto; Rogério Onofre – solto; Milton Lyra – solto; Ricardo Rodrigues – solto; Rony Harmoui – solto; Marcos Lips –  solto; Hudson Braga – solto; Renan Calheiros – engavetado; Aécio Neves –  engavetado; José Serra – engavetado; Michel Temer – engavetado; Geraldo Alckmin – engavetado; Guido Mantega – engavetado; Rodrigo Maia – engavetado; Gleisi Hoffmann – engavetado; Eunício Oliveira – engavetado; Moreira Franco – engavetado; Jacques Wagner – engavetado. Alexandre Padilha – engavetado. A lista é longa. Para citar todos soltos ou engavetados só teríamos um assunto. Ninguém pode dizer que os ministros do STF não trabalham, só se banqueteiam. Eles dão “duro” para garantir seus banquetes e mordomias.

AMIGOS – Carta de Vinícius de Morais para seu amigo Tom. Uma referência e reflexão para nós. “Caro Tonzinho, estou em Paris, num hotel com sacada sobre uma praça que dá para toda solidão do mundo. Uma placa diz: Procura-se um amigo. Não basta ser homem, basta ser humano, ter sentimento, ter coração. Precisa saber falar e saber calar no momento certo. Sobretudo, saber ouvir. Deve gostar de poesia, da madrugada, de pássaros ao sol, da lua, do canto dos ventos e do murmúrio das brisas. Deve sentir um grande amor por alguém, ou sentir falta de não tê-lo. Deve amar o próximo e respeitar a dor alheia. Deve guardar segredo sem sacrifício. Não precisa ser puro, nem totalmente impuro, porém, não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e sentir medo de perdê-lo. Se não for assim, deve perceber o grande vazio que isso deixa. Precisa ter qualidades humanas. Sua principal meta deve ser a de ser amigo. Deve sentir piedade pelas pessoas tristes e compreender a solidão. Que ele goste de crianças e lastime as que não puderam viver. Que goste dos mesmos gostos. Que se emocione quando chamado amigo. Que saiba conversar sobre coisas simples e recordações da infância. Precisa-se de um amigo para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças d’água, de beira de estrada, do cheiro de chuva e de se deitar no capim orvalhado. Precisa-se de um amigo que diga que a vida vale a pena, não porque é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para ter consciência de que ainda se vive”. O texto mais belo que já vi sobre amigo. 

FRASES CONHECIDAS – Que todas crianças de ontem ouviram, hoje ouvem e ouvirão no futuro. Lá em casa a gente conversa. Repete o que você disse. Eu só vou falar uma vez. Não tô pedindo, tô mandando! Não tem “mais” e nem “menos”. Desce daí já! Eu avisei. Já falei que não e ponto final. Não fez mais que a obrigação. Então se todo mundo pular da ponte você pula também? Quantas vezes vou ter que falar? Não quero ouvir nem mais um pio. Se você não guardar suas tranqueiras eu jogo tudo no lixo. Na volta a gente compra. Não fala assim comigo que eu não sou suas amiguinhas. Você não é todo mundo. Você quer me deixar louca, só pode. Quantas vezes vou ter que falar? Se eu for aí e achar esfrego na tua cara. Me deu saudade desse tempo, de minha mãe, que disse todas essas frases para mim.  

NOVAS TENDÊNCIAS – Novos modelos de informações e notícias por assinatura com transparência ajudarão a disponibilizar conteúdo sem fake news. Credibilidade e transparência serão a pedra angular de todas as empresas. As pessoas estão cansadas de tanta informação e preferem interagir com alguns seletos provedores informativos. #### Empresas que não investem pelo menos 10% ou 20% em novas tecnologias irão desaparecer. A empresa tradicional chegou ao fim em 2020. Resta esperar sua morte final. Uma empresa de tecnologia hoje, pode substituir outra que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos. 

AMY ADAMS – É minha atual atriz preferida. Ela é atriz americana, mas nascida na Itália. É a atriz do momento. Já teve cinco indicações ao Oscar e ganhou dois Globos de Ouro de melhor atriz. Ela tem feito muitos filmes atualmente e tem muitos nas plataformas. Vou comentar alguns. “Uma Mulher na Janela”. Amy é uma psicóloga trancafiada em casa que espia os vizinhos. Numa dessa testemunha um crime. Netflix. “Animais Noturnos” Amy é uma galerista igual aos objetos de trabalho, uma obra de arte. Eis que seu ex marido dá a ela um romance escrito por ele, ainda não publicado, dedicado a Amy e tudo muda. Youtube e Now. “A Chegada”, ficção científica. Naves alienígenas pousam em doze localidades do mundo. Para se comunicar com eles, uma linguista, Amy, lidera uma equipe de elite para estabelecer um diálogo com os “visitantes”, antes que os líderes mundiais decidam pela violência. Um filme com pânico e suspense. Netflix. “Julie & Júlia”. Em um emprego que não gosta, Julie, Amy, decide driblar os problemas de uma forma apetitosa: em 365 dias quer preparar todas as 524 receitas da bíblia da culinária francesa, escrito por Júlia Child, vivida por Meryl Streep. Um embate entre duas excelentes atrizes. Globoplay e Paramount. Taí, um programão para se espichar no sofá, sem dar sono. Escolha um deles, ou dois, ou três, ou todos. E prepare um balde de pipocas e muita cerveja gelada.   

MÁSCARAS – Virou item obrigatório o seu uso. Espero que não seja para sempre, senão vamos acabar não reconhecendo os filhos, os pais… Que dirá os amigos então? Aquelas máscaras feitas de pano são as mais usadas. No entanto, todavia, porém, entretanto, contudo, os infectologistas afirmam que as máscaras de pano não devem ser usadas em ambientes fechados, mal ventilados, como o transporte público. Elas perdem quase todo o efeito protetor. O tecido não é suficiente para filtrar o vírus transmitido por pequenas partículas. Elas foram importantes no início da pandemia, não tínhamos barreiras para secreções respiratórias. E as pessoas viviam em isolamento. Hoje, com as novas variantes e o retorno das atividades normais, se exige proteção mais eficiente. A melhor opção são as máscaras PFF2/N95, com alta capacidade de filtragem. São mais caras, mas em compensação podem ser reutilizadas. Estudos internacionais mostram que ela é capaz de evitar a transmissão em locais fechados e sem distanciamento. E preparem-se! Vem aí a FJSJ 74.   

 O ARGENTINO – Brasileiro tomando seu café da manhã num hotel. Ao lado um argentino mascando chiclé puxa prosa. – Você come esse pão inteirinho? – Claro! – Na Argentina comemos só o miolo. A casca nós processamos, transformamos em cereal e vendemos para o Brasil. O brasuca quieto. – Você come essa geleia no pão? – Sim. – Nós comemos só fruta fresca. A casca e o bagaço transformamos em geleia e vendemos para o Brasil. O brasileiro, já “p” da vida pergunta – E o que vocês fazem com a camisinha? – Jogamos fora depois de usadas. – Nós processamos, transformamos em chiclé e vendemos para a Argentina.   

JÁ!!! – Estamos em agosto e já vi panetone no supermercado. Isso é indício de que o Natal pode ter sido antecipado para evitar aglomeração, devido a pandemia. Fui confirmar no Google e de fato foi antecipado para 25 de outubro. 31 será o último dia do ano e em 1º. de novembro estaremos no Ano Novo, 2022. É bom que acabe logo mais um ano perdido com essa praga do coronavírus. Quem sabe o ano que vem teremos um ano melhor. Com essa antecipação as datas comemorativas também serão alteradas. O carnaval será em dezembro. A Páscoa em fevereiro. Primeiro de abril será em Primeiro de março. Vai dar uma confusão danada. Os aniversários serão alterados também. É bom dar uma olhada no calendário. O meu é em 14 de setembro, mas cairá em 14 de julho.    

O INFARTO – Ao chegar mais cedo em casa Zebôlio encontra Eudelha, sua mulher, nua na cama prostada e com respiração ofegante. – O que houve querida? Você não está passando bem? – Acho que estou tendo um enfarto. Ao ouvir isso Zebôlio pega o celular para chamar o SAMU. Enquanto tenta ligar, seu filho chega perto dele e avisa. Papai, tem um fantasma no banheiro. Zebôlio corre até lá e encontra um homem com um lençol sobre o corpo. Puxa o lençol e dá de cara com Eolmo, seu melhor amigo, pelado. Zebôlio indignado grita – Pelo amor de Deus Eolmo! Eudelha está tendo um infarto e você fica assustando as crianças?!!! Assim age os que não querem enxergar a realidade.