CEGÁS Celebra 31 Anos com a Exposição ‘Vermelho Monet’’

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) inaugura no próximo dia 10 de outubro, às 18 horas, no Espaço CEGÁS de Cultura, a exposição “Vermelho Monet”. A mostra é inspirada no filme homônimo do cineasta cearense Halder Gomes, diretor de Cine Holliúdy, que reúne um grupo de 31 artistas das artes visuais. O evento será aberto com uma apresentação da Orquestra Contemporânea Brasileira e faz parte das comemorações dos 31 anos da CEGÁS, que ocorrerá no dia 18 de outubro de 2024. 

Da união do cinema com as artes visuais, nasceu a exposição coletiva “Vermelho Monet” que apresenta 60 quadros de pinturas além de esculturas criadas a partir das impressões e sentimentos dos artistas sobre o filme de Halder Gomes. Depois de uma trajetória bem-sucedida em comédias como Cine Holliúdy e Shaolin do Sertão, o cineasta Halder Gomes apostou no drama sobre o universo das artes. O filme tem como cenário uma Europa sofisticada, por onde se desenrola as negociações envolvendo o mundo das artes visuais e suas exposições. O cineasta buscou os trabalhos de um mestre das artes, Válber Benevides, e expôs na telona dois de seus trabalhos realizados exclusivamente para as filmagens, em cenas marcantes do filme. Exibido em 15 festivais pelo Brasil e o mundo, e ganhador de mais de dez prêmios, VERMELHO MONET foi indicado na lista preliminar dos filmes que concorreram para representar o Brasil no Oscar 2025. O filme em questão tem como referência o trabalho do renomado artista plástico Claude Monet – “Impressões, nascer do sol”.

Assistindo a tudo isso, o artista visual e galerista Francisco Ivo convidou o diretor Halder Gomes e o artista Valber Benevides para juntos exporem na primeira versão da coletiva “Vermelho Monet”, realizada na ARTIVO Galeria, juntamente com outros 10 artistas das artes visuais. Em novo momento expositivo, a CEGÁS se une aos esforços e atrai para seu Espaço Cultural a nova versão da exposição “Vermelho Monet”, agora em formato estendido, onde estarão reunidos 31 artistas, que se inspiraram na intrigante história roteirizada por Halder Gomes, sobre o mundo das artes em formato imaginativo.

Os artistas que compões a exposição: Ana Débora Pessoa, Ana Gadelha, Andréa Dall’Olio, Augusto Benevides, Bosco Feitosa, Cardoso Jr., Cleide Silveira, Danillo Lima, Falcão, Francisco Ivo, Gisele Faganello, Halder Gomes, Ítala Macedo, Ivan Guimarães, Jacinta Cavalcante, Jane Ivo, Jeová Siebra, Júlio Jardim, Lia Sanders, Luiz Carlos Lima, Mano Alencar, Marcos Oriá, Samya Magi, Sandra Montenegro, Silânia Cavalcante, Tânia Castro, Tarciso Viriato, Tito Flávio Gomes, Totonho Laprovitera, Valber Benevides e Zakira

A CEGÁS, sempre atenta aos movimentos das artes em nossa cidade, convida-os para a exposição “Vermelho Monet”, com visitação gratuita de segunda a sexta feira, sempre no horário comercial. Os trabalhos de pinturas e esculturas, além de poltronas originas do cine São Luís de 1958, ficarão em exposição na CEGÁS até 31 de dezembro de 2024. A exposição tem curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo, com participação de Halder Gomes.

Imagem da primeira versão da exposição ‘Vermelho Monet”

Serviço:
Exposição:  Vermelho Monet
Onde: Espaço CEGÁS de Cultura
Endereço:  Av. Washington Soares, 6475.
Vernissage: dia 10 (quinta-feira), às 18h
Período da exposição: 10 de outubro a 31 de dezembro de 2024
Curadoria:  Francisco Ivo – ARTIVO Galeria