A célebre personagem dos quadrinhos Mafalda, criada pelo argentino Quino, será transformada em uma animação pela Netflix. A produção será dirigida, roteirizada e produzida pelo diretor Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010 por “O Segredo de Seus Olhos”.
Quino faleceu em 30 de setembro de 2020. Curiosamente, sua célebre Mafalda teve a primeira publicação um dia antes, em 29/9/1964 – e a personagem se manteve até 25/6/1973, quando ela apareceu pela última vez, seja porque seu criador dizia que tinha medo de se repetir, seja por receio de perseguição política.
O fato é que a partida de Quino ressuscita Mafalda. Relendo as tirinhas sobre a visão de mundo da personagem, ela soa tão atual… Chega a ser assustador… Isso comprova que Quino permanece vivo desenhando em cada um de nós. Só nos falta aprender a tornar seu sonho real…
Oscar D’Ambrosio @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.