O Ceratocone é uma doença dos olhos que atinge diretamente a córnea. Com isso, essa estrutura fica curvada para fora do olho, semelhante a um “cone”. A principal causa é o hábito de coçar os olhos e os sintomas variam de acordo com o grau da doença.
O vereador Marquinhos Ferreira (PT) apresentou o projeto de Lei 122/2021, já lido em plenário, instituindo no município o mês “Outubro Violeta”, no qual ações preventivas de conscientização do Ceratocone devem ser realizadas.
Pela propositura do parlamentar o poder público, em cooperação com iniciativa privada e com entidades civis, poderão realizar campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas visando a prevenção do Ceratocone, desenvolvendo projetos como campanhas informativas que constem os sintomas da doenças, as faixas etárias de maior incidência, inserções em mídias de grande veiculação, confecção de cartilhas explicativas e cartazes a serem distribuídos em afixados em unidades públicas de saúde, elaboração de vídeos demonstrando as terapias adequadas a serem apresentados em palestras e cursos de capacitação de profissionais na área de saúde.
Também consta no PL 122/2021 promover campanha de doação de órgãos, especialmente de córnea, com vistas a mantar a captação em número adequado à demanda.
Em condições muito avançadas e de cegueira, a única solução possível é o transplante de córnea.