Educação ambiental! O Projeto Óleo Usado no Lugar Certo ganhará semanas extras. A iniciativa, fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, mobiliza alunos da rede municipal de ensino. O objetivo da gincana é garantir que o óleo de cozinha usado tenha a destinação ambientalmente correta, além de estimular que as crianças ensinem os pais, avós e tios sobre a importância desse cuidado, não só com a natureza, como também com as redes de esgoto, tendo em vista os problemas que o descarte irregular ocasiona.
Com o retorno gradual das atividades presenciais em sala de aula, a gincana segue até o dia 31 de agosto. Na ação, o aluno que juntar mais óleo de cozinha usado ganhará uma bicicleta e a escola um notebook. Todas as instituições de ensino da rede municipal são pontos de entrega de óleo.
Todo o material arrecadado será enviado para a 3R Indústria LTDA, que é a responsável pela destinação ambientalmente correta. No período de atividades remotas, as crianças podem comparecer nas escolas para destinar, desde já, o óleo arrecadado.
“Os vencedores serão revelados no dia 3 de setembro, data em que acontecerá a premiação do aluno e da escola ganhadora”, destaca a secretária de Meio Ambiente Júlia Cassiano Wayego.
A campanha foi lançada na Semana do Meio Ambiente e contou com uma palestra com o biólogo da SAEC, Auro Silva Garcia Filho, que mostrou exemplos reais do quão é prejudicial o descarte de óleo de cozinha na pia da cozinha, por exemplo. A apresentação foi acompanhada por diretoras e coordenadoras de educação. A gincana também conta com a colaboração da Usina São Domingos.