A cidade do Porto, em Portugal, recebeu no dia 12 de outubro de 2019 a Coletiva de Arte Além-Fronteiras com curadoria de Maria dos Anjos Oliveira. Foram 20 artistas expondo suas obras na Porto Art Gallery com endereço na Rua dos Vanzeleres 141. Totalizando 40 obras, entre elas telas e esculturas.
A curadora conta que escolheu Porto por ser a segunda maior cidade de Portugal e possuir diversos museus e galerias de arte. No ano de 2001, a cidade foi considerada a “Capital Europeia da Cultura”.
De acordo com Maria dos Anjos Oliveira a seleção das obras foi realizada de forma que elas se completassem, retratando a arte e a cultura brasileira. “Nossas exposições focam a composição e exaltação da arte contemporânea brasileira produzida com qualidade de detalhes e sendo essencialmente colorista, selecionamos artistas que usam e abusam das cores e que transmitem algo similar a otimismo e esperança, acima de qualquer obstáculo. Creio que a arte é redentora em fases de crises”, explica.
Foi o caso da artista catanduvense Gisele Faganello que escolheu formas e arabescos numa proposta colorida utilizando a maleabilidade da tinta acrílica para compor os seus trabalhos. Gisele diz: Me sinto feliz por ser incluída neste objetivo de Maria dos Anjos que é promover exposições individuais, coletivas, eventos ligados as artes em todas as suas vertentes, destacando o designer contemporâneo, com artistas brasileiros, portugueses e internacionais.