BOA NOTÍCIA – É difícil uma boa notícia no Brasil, mas até que tem aparecido sim. Infelizmente, porém, como são notícias que não chamam a atenção do público nem aparecem na mídia. Essa, apesar de interessar também não teve destaque. Mas bata palmas: a criminalidade no Brasil diminuiu nesse 1º. Semestre em comparação com 2018 no mesmo período. A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base em dados do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública. Os homicídios diminuíram 22% no período, o que representa 5.423 menos assassinatos; estupros, menos 12%. E tem mais: segundo o Ministério houve também redução de ocorrências em outros tipos de crimes, de acordo com informações da polícia civil dos Estados e DF. Tentativas de homicídios, 9,4% menos; latrocínios, 23,8%; lesão corporal seguido de morte, 3,2%; roubos a bancos, 40,9%; roubo de cargas, 25,7%; roubo de veículos, 27%; furtos de veículos, 9,9%. A criminalidade só aumentava e não é que agora diminuiu?! O presidente, com razão, usou sua conta no Twitter para comemorar como um dos pontos positivos de seu governo. Não importa quem é a favor ou contra, os fatos estão aí na cara de todos! Vamos comemorar!
DIREITOS TORTOS – Os absurdos, a bizarrice, a aberração, não é coisa só no Brasil, não! Faz parte da natureza humana. Olha esse caso. O Conselho dos Direitos Humanos da ONU, um órgão composto por 47 nações, realizou eleição para escolher dois membros da América Latina. Na verdade, uma reeleição, pois os candidatos já fazem parte do órgão, o Brasil e a Venezuela. Sim, é o que você leu mesmo! O Brasil foi reeleito e a Venezuela também. Dá para acreditar! Uma ditadura, com o país em frangalhos, onde o único direito do povo é não ter o que comer e apoiar Maduro. E o país é eleito membro do Conselho dos Direitos Humanos do órgão máximo das nações? Ultrapassa qualquer bizarrice. Pra começar nem deveriam aceitar a candidatura da Venezuela. Foi aceita e 132 países descarados votaram a favor. O outro país candidato foi a Costa Rica, justamente para barrar a Venezuela. Recebeu o voto de 96 nações. Aí olhamos para outros membros do Conselho e vê-se a esculhambação. Líbia, Sudão, Mauritânia e Indonésia, “ferrenhos” defensores dos Direitos Humanos de seus governantes, foram eleitos na mesma ocasião. Arábia Saudita, Somália, Cuba, Catar e Egito, são outros países que pertencem ao Conselho. São exemplos de nações onde o cidadão tem seus direitos “defendidos” com rigor, como Cuba, desde que os cidadãos não reclamem, não exijam nada. E porque fazem parte do Conselho? Porque são notórios violadores dos direitos humanos e sendo membros dificultam o trabalho dos monitores internacionais para ocultar suas ações. E a ONU permite. Socorro! Quero minha mãe.
2ª. INSTÂNCIA – O STF volta a discutir a 2ª. Instância pela “enésima” vez. Bom, nem tanto pela “elésima” vez. Se revogarem, milhares de presidiários serão soltos. Aí meu caro, ponha grade em sua casa. Nós ficamos presos e a bandidagem solta. Essa história já deu! Desde 2016 que está definido pela maioria do STF que o cara condenado na 2ª. vez pode ir preso. Os defensores alegam possível erro no julgamento e o cara ficar na gaiola, injustamente. Porém haver erro em dois julgamentos é demais. Mas pode acontecer, no entanto, o ganho será maior, os condenados começarão a cumprir a pena e não ficam soltos anos e anos aguardando até a última instância. É convite a impunidade, e pode ser um convite a corrupção. E tem mais, a demora pode prescrever o crime. Vamos deixar como está, como em muitos outros países, e manter a credibilidade do STF, que não anda lá essas coisas.
A SANTA – O Brasil, a maior nação católica do mundo, ganhou sua primeira santa nascida aqui, a Irmã Dulce. Seu nome oficial no panteão católico dos Santos é Santa Dulce dos Pobres. Para participar da canonização de Irmã Dulce uma super-comitiva oficial com mais de 40 pessoas foram ao Vaticano. Mourão representou o Brasil e o presidente, que não pode ir. Não entendi pra que tanta gente? Olha a lista: Tofolli, presidente do STF; Rodrigo Maia, presidente da Câmara; Davi Alcolumbre, presidente do Senado; Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde (será para o caso de uma emergência?); Augusto Aras (por conta própria), novo Procurador Geral da República; José Sarney (também com seu dinheiro), ex presidente; ACM Neto, prefeito de Salvador (Irmã Dulce era bahiana). O prefeito de Salvador justifica-se, representando a cidade de Irmã Dulce. Foram ainda 7 senadores e 13 deputados e um ex deputado, atual secretário de Transportes Coletivos de S. Paulo (o que ele tem a ver com a Irmã Dulce?) E mais 10 deputados, quase todos da Bahia, autorizados por Maia. A mesma pergunta: pra que tanto deputado, meu Deus?! Maia fez uma média com os partidos, foram deputados de centro, direita e esquerda. A viagem foi grátis em dois aviões da FAB. Viagens oficiais todos têm direito a diárias. Alguns, porém, abriram mão, vão se hospedar na embaixada do Brasil. Outros… sei lá. É… Santa Dulce dê uma olhadinha em nós daí de cima. Têm muita coisa para a senhora nos ajudar.
CUIDADO COM ELAS – Minha mulher, Eloslinda, vivia me pedindo para comprar uma tesoura de cortar grama. Mas sabe como é: trabalho, chope com amigos, futebol, TV… Nunca tinha tempo. Um dia ela armou uma para mim. Chego em casa e ela está cortando a grama com uma tesourinha de unha. Vi aquilo e não disse nada. Entrei em casa e voltei com uma escova de dentes. Entreguei a ela e disse que poderia varrer a calçada quando terminasse de cortar a grama. Daí em diante não lembro de mais nada. Acordei depois de uma semana e o médico disse que eu estava bem, continuaria com movimento nos braços, iria fazer uma plástica no rosto e voltaria a andar, mas ficaria manco o resto da vida.
SELEÇÃO – Os amistosos que a Seleção vem fazendo, serve para testar novos jogadores e preparar a Seleção para futuros compromissos. Em março começa as eliminatórias para a Copa de 2022. Mas eu acho uma “robada” jogar contra seleçõezinhas sem nenhuma relevância. E pior, jogando do outro lado do mundo, dessa vez em Singapura, que fica depois de “deus me livre”. Viagens longas, desgastantes, os jogadores mal tem tempo de se refazer e já entram em campo com a seleção e na volta nos seus clubes. É pra “matar!”. Desfalcam os times pra nada, todos disputando campeonatos e arriscam os jogadores a uma lesão. Neymar sofreu uma e fica 4 semanas no estaleiro. Azar do PSG. E qual a motivação para esses jogos? Nenhuma! Talvez apenas para os novatos convocados para teste. O resultado está aí: 4 amistosos com uma derrota e três empates. A Seleção jogando mal, sem pique, desmotivada. Pra que isso? Pra CBF encher os cofres.
O MISTÉRIO CONTINUA – O vazamento de petróleo nas praias do Nordeste continua um mistério A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA – NOAA, sigla em inglês – usou satélites para detectar o petróleo numa extensa área do Atlântico na costa do Nordeste entre 25/8 e 7/10. Utilizaram os mais avançados recursos de alta tecnologia e o que há de mais moderno no processamento de imagens de satélites. É a mesma tecnologia que a NOOA utiliza todos os anos nas águas dos EUA para monitorar mais de 150 vazamentos, notadamente no Golfo do México com extensa área de extração de petróleo. Acredite! Com todo esse know-how não foi encontrado um pingo de petróleo no mar. É mole! Isso alimenta o mistério com mais teorias mirabolantes e conspiratórias. Eu sou contra essas coisas do arco da velha e teorias conspiratórias, mas pra mim aí tem coisa. O petróleo é venezuelano, o que indica que Maduro está por trás. Ou então é coisa de ETs para emporcalhar o Brasil e incriminar Maduro. Os pesquisadores apontam duas hipóteses: o petróleo vasado, por suas características, “navega” abaixo da superfície do mar e só aparece ao encontrar um obstáculo, como uma praia, pedra ou rocha no litoral; ou a fonte de vazamento está submersa e continua liberando petróleo. E aí? Pode ser uma coisa só. Vaza do fundo do mar e “navega” sob a água.
COQUETEL – É bacana drinks coloridos, em copos ou taças enormes. Já provei alguns, mas… No dia seguinte acordo entortado, com dor de cabeça. Então parei e evito ir a bares que preparam coquetéis para não ser tentado a tomar. No entanto, a pouco, fui ao niver de uma amiga da faculdade onde encontrei outros colegas da época – imagina, uma festa de “velhinhos” – realizada num bar descolado, que era de um sobrinho dela. E o bar servia drinks maravilhosos, que era difícil resistir. E ninguém resistiu. Todos à minha a volta estavam com seus coquetéis, cada um mais bonito que o outro. E eu só ali olhando, bebendo uma long-neck. E o pessoal me zoando “Flávio, cerveja!!! Toma um drink, tá delicioso”. A pressão foi tão grande que não segurei “tá bom gente, vocês ganharam”. Pedi um sem muita mistureba, o Sorrento, gim tônica fantasiado com abacaxi, xarope de limão siciliano, cardamomo e tomilho. Pedi ao garçon pouco gim. Não era daqueles que parecem iluminados mas era colorido e estava muito bom. E conversa vai e vem, pedi outro. Foi uma festa bacana, todos alegres e curti legal. No dia seguinte veio a conta: Acordei estraçalhado com uma baita dor de cabeça. Melhorou um pouco depois de tomar 2 Engov, mas a maledeta, me acompanhou o dia inteiro. Jurei novamente que nunca mais iria tomar um drink.
BOM MINEIRINHO – Tinha somente 20 anos quando Salomão Borges Filho gravou o mitológico Clube da Esquina junto com Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta. E depois tocou com eles em shows. Quem procurar esse nome entre os participantes do Clube não vai encontrar nada, mas encontrará o nome de LÔ Borges, músico, compositor de grandes canções, entre elas, Paisagem na Janela, Clube da Esquina no. 2, Para Lennon e McCartney, Trem Azul. Seu primeiro disco solo, foi gravado logo depois do Clube da Esquina, é o famoso disco que tem um tênis velho na capa. Lô é dos grandes nomes da MPB, mas não é tão lembrado. Porém, continua fazendo shows compondo, gravando. Meses atrás a banda inglesa Artic Monkeys citou uma canção de Lô Borges, Aos Barões, gravada no disco do tênis, como uma das melhores que ouviram durante as gravações de seu último disco. Lô não para, faz shows, excursionou com os Skank, nos últimos anos lançou 5 discos de músicas inéditas. O último, Rio da Lua, chegou às lojas e plataformas digitais em abril. Vale a pena ouvir!