O fundo vermelho, predominante, apenas é quebrado horizontalmente, na parte inferior, com um quadriculado branco e preto, que, pela sua horizontalidade, auxilia a dar sustentação a dois objetos, sendo um produzido pelos seres humanos e outro oriundo da natureza. O primeiro apresenta flores amarelas, e o outro um caule com duas folhas. Esse jogo visual pleno de cheios e vazios traz múltiplas indagações formais, como a linha reta do vaso azul a conversar com o aspecto torto do caule verde. É dessa riqueza de construções que a obra se alimenta a desafiar o olhar atento do observador.
Para participar deste projeto, que busca valorizar a obra do artista tendo em vista a celebração de seu Centenário em 2026, encaminhe imagens realizadas por Darcy Penteado com respectiva ficha técnica.
Esta imagem está publicada no livro “Brincando com arte: Darcy Penteado”, organizado por Sílvia Mello (SP, Noovha America, 2004).
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.