Nesta quarta-feira, 27 de março, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal. Para falar sobre a importância do tema e dar orientações à população, professores e alunos da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) estarão no Plaza Shopping, das 9h às 12h, em um espaço montado próximo ao Centro Médico de Especialidades, no Piso Brasilusa (primeiro piso).
O movimento faz parte de uma ação global para chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que surjam 44 mil novos casos por ano de câncer colorretal, ou de intestino, no Brasil, sendo 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.
Caracterizado por tumores no intestino grosso (o cólon) e no reto, o câncer colorretal tem como fatores de risco a má alimentação, pobre em fibras e nutrientes, histórico familiar, baixo consumo de cálcio, além da obesidade e sedentarismo.
A doença tem tratamento e é frequentemente curável se detectada precocemente. Além da detecção precoce, para confirmação diagnóstica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar o rastreamento em pessoas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes.
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica