A psicóloga Prof. Dra. Adriana Pagan Tonon, que atua no Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Unifipa, teve sua tese de doutorado aprovada na Universidade de Araraquara/Uniara. Sua pesquisa “O empreendedor em Biotecnologia: estratégias para o desenvolvimento da competência empreendedora” foi uma das premiadas por grande relevância social no XVIII Congresso de Iniciação Científica promovida por aquela instituição. Os estudos tiveram a orientação da Profa. Creusa Sayuri Tahara Amaral, docente e pesquisadora da Uniara.
Adriana disse que o trabalho teve como objetivo principal contribuir para o avanço das iniciativas de empreendedorismo no Brasil, especialmente no campo da biotecnologia e ainda destacou os desafios enfrentados pelos empreendedores nesse setor, que vão desde a necessidade de investir em pesquisas básicas até lidar com tecnologias de ponta. Segundo ela, esse ambiente demanda maior qualificação e habilidades por parte dos empreendedores para garantir o sucesso dos negócios. “Para alcançar seus objetivos, este projeto envolveu uma série de entrevistas com empreendedores da área de biotecnologia, utilizando o storytelling como método de pesquisa. A partir das histórias coletadas foi possível elaborar processo empreendedor específico para o setor”, disse Adriana.
Adriana ressaltou ainda a relevância social de sua pesquisa, destacando que o conhecimento gerado pode ser compartilhado com a comunidade de forma aberta e livre, especialmente na área da biotecnologia. “Isso pode impulsionar novos empreendedores na criação de seus negócios, contribuindo para a geração de empregos, o crescimento econômico e oferecendo soluções para problemas que beneficiam toda a sociedade” finalizou.