A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e etanol e uma das maiores produtoras de energia a partir da fonte biomassa no país, acaba de receber a certificação I-REC. O sistema, atualmente reconhecido por cerca de 70 países, permite que a companhia garanta que a energia produzida em suas unidades é proveniente de fontes renováveis e limpas. A certificação gera créditos de energia renovável que podem ser comercializados pela empresa, fortalecendo, assim, os valores ESG da Tereos, clientes e parceiros.
De acordo com Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da companhia. “Nossa matéria-prima, a cana-de-açúcar, opera na lógica da economia circular. Em cada etapa do processo produtivo, contamos com práticas sustentáveis que visam aproveitar ao máximo tudo o que a cana oferece, gerando menos resíduos e otimizando recursos”, comenta.
Além de ser realizado por meio de uma fonte limpa e renovável, o processo de cogeração de energia a partir da biomassa da cana reafirma o compromisso da Tereos com a sustentabilidade por meio de ações que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, otimizam a captação e uso de água e promovem maior eficiência na produção.
A Tereos possui um potencial de geração de energia de 1,4 milhão MWh para comercialização e a perspectiva é de ter metade desse montante disponível para geração de créditos de energia renovável para negociação no mercado já em 2021 – os chamados “RECS”.
“Com a agenda ESG cada vez mais forte, muitas empresas passaram a adquirir energia somente de fontes geradoras certificadas pelo I-REC. Dessa forma, além de potencializar os ganhos financeiros, a certificação contribui com o fortalecimento do negócio atendendo uma demanda crescente dos nossos clientes e parceiros no mercado”, afirma Segantini.
Energia Verde
Além da certificação I-REC, a Tereos possui também o Selo Energia Verde, idealizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL). O selo é concedido a empresas que produzem energia elétrica a partir da biomassa da cana e cumprem requisitos de sustentabilidade, eficiência energética e boas práticas agrícolas e industriais.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.