A Fundação Padre Albino adquiriu neste mês novos equipamentos para o setor de Reabilitação Física dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos. Entre eles destacam-se o Cicloergômetro Passivo, equipamento estacionário que permite a realização de exercícios com benefícios notáveis, como o aumento da força muscular periférica, auxílio na recuperação funcional, melhora da função cardiorrespiratória e contribuição para o desmame da ventilação mecânica. Outro aparelho é o Sara Plus, dispositivo elétrico que auxilia o fisioterapeuta a ajudar o paciente a levantar-se e permanecer de pé. Projetado para transferências ativas e treino de equilíbrio e marcha, o equipamento é fundamental para promover a independência funcional.
O setor também recebeu o Maxi Move, que inclui uma jaqueta de deambulação (loop walking jacket). Este equipamento é voltado para a transferência assistida e a reabilitação de pacientes com mobilidade reduzida. Ele possibilita atividades como treinamento em marcha, reabilitação e deambulação, contribuindo para a recuperação motora. E, também, o Ortho Leg Pro, equipamento portátil projetado para exercícios que envolvem diversos grupos musculares e articulações. Ele promove o ganho ou manutenção da mobilidade e o fortalecimento dos membros inferiores, superiores e do tronco, sendo peça-chave no trabalho de reabilitação.
De acordo com Keity Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino, “a aquisição desses equipamentos torna o planejamento terapêutico mais efetivo, além de propiciar maior qualidade na execução do protocolo de mobilização precoce e aumentar o engajamento e a motivação para a autonomia do paciente que é, sem dúvida, o principal aspecto trabalhado por nossos profissionais da área de reabilitação física”.
Fotos/Divulgação