De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil registrou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024, com um faturamento total de R$121,8 bilhões. Esse montante representa um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No segundo trimestre, o setor também apresentou um desempenho positivo, com alta de 12,8%.
Entre os segmentos que mais se destacam estão saúde, beleza, bem-estar, alimentação e casa e construção.
O setor de franquias continua a se consolidar como uma oportunidade atraente para empreendedores que buscam estabilidade e suporte no mercado.
A partir dos dados apresentados, selecionamos algumas opções de redes de franquias, com modelos de negócios que se alinham a diferentes perfis de investidores.
Confira.
Ital’In House
A Ital’In House é uma rede de franquias especializada em comida italiana no modelo de delivery. Com cerca de 150 unidades em operação, a marca oferece um cardápio variado que inclui macarrão, nhoque e risotos, preparado com rigor e aprovado para consumidores exigentes. O franqueado é responsável pela administração, divulgação e vendas da unidade.
Investimento inicial : a partir de R$ 250 mil
Faturamento mensal : acima de R$ 300 mil
Retorno do investimento : entre 16 e 18 meses
Site: https://italinhouse.com.br/
Mordidela Burger Grill
Parte do grupo ZNTT, o Mordidela Burger Grill é uma franquia especializada em comida rápida, oferecendo refeições que vão desde o café da manhã até o jantar. O franqueado recebe suporte de um dos maiores grupos de franquias do país e é responsável pela gestão, divulgação e atendimento.
Investimento inicial : a partir de R$ 65 mil
Faturamento mensal : R$ 60 mil
Retorno do investimento : 12 meses
Site: https://franquia.grupozntt.com.br/mordidela/
TDonuts
Fundada em 2021, a TDonuts rapidamente se tornou uma das maiores redes de franquias de donuts no Brasil. Conhecida pela massa macia e sabores inovadores, a marca também se destaca com opções salgadas, proporcionando uma experiência diferenciada aos consumidores. A recente aquisição pela Hypper Brands reforça os planos ambiciosos de expansão da rede, que focam em microfranquias acessíveis e operações simplificadas.
Investimento inicial : a partir de R$ 39,9 mil
Faturamento médio mensal : R$ 40 mil após o ponto de equilíbrio
Retorno do investimento : entre 6 e 9 meses
Site: http://www.tdonuts.com.br
Mr. Hoppy Beer And Burger
A Mr. Hoppy Beer And Burger é uma empresa que comercializa chopes acompanhados de hambúrgueres artesanais. São quase 50 franquias em operação. As lojas, eventualmente, oferecem shows e promoções. O franqueado atua com a gestão e atendimento aos clientes. Neste caso, as lojas também podem ser abertas em qualquer região, desde que consideradas as peculiaridades locais.
Investimento inicial: R$185 mil
Faturamento médio mensal: R$100 mil
Retorno do investimento: 12 meses
Site: https://bit.ly/3n6haxj
PremiaPão
Com 100 franquias pelo Brasil, a PremiaPão é uma rede especializada em publicidade em sacos de pães. Os modelos de negócio partem de R$6 mil. Também existem outras três modalidades e o faturamento pode chegar a R$25 mil. A PremiaPão acredita em um relacionamento produtivo e próximo com os clientes.
Investimento: a partir de R$6 mil
Faturamento (mês): a partir de R$8 mil
Retorno do investimento: 3 meses