SESC Catanduva apresentada Torquato Neto: pessoal intransferível

O show Torquato Neto: Pessoal Intransferível foi idealizado em 2011 e já contou com participações de artistas como Ava Rocha, Soledad e Alzira E.

Realizado de maneira minimalista, com duas guitarras e voz, o show é uma forma de afirmar a força das letras de Torquato, em especial das parcerias com Jards Macalé e Carlos Pinto, canções já não tão identificadas ao repertório tropicalista.

Gustavo Galo (voz), Gustavo Cabelo (guitarra) e Tomás Bastos (guitarra), todos integrantes da Trupe Chá de Boldo, apresentam em 2023, 50 anos após a morte do poeta, um show de canções que valorizam a poesia singular de Torquato Neto.

Poeta piauiense fundamental para o destaque e força da tropicália, Torquato teve suas composições gravadas por artistas como Gal Costa, Nara Leão, Elis Regina, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Caetano Veloso, entre outros. Entretanto, o artista não se restringiu à poesia como produção escrita. Depois de um período exilado ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, em plena ditadura – governo de Garrastazu Médici – resistiu política e esteticamente por meio dos textos que publicava na coluna “geléia geral”. Além disso, dirigiu os primeiros shows de artistas como Luiz Melodia, inventando a “navilouca”, com o também poeta Wally Salomão.

Show “Torquato Neto: Pessoal Intransferível”, quinta-feira (25), às 20h, no Sesc Catanduva (Praça Felício Tonello, n° 228 – Vila Rodrigues, Catanduva), grátis e aberto ao público em geral.