Será mesmo verdade o que estamos vendo?

topo_manuellahoz
O que mais se fala hoje em dia é que tudo mudou, e as mudanças foram muito rápidas para que nossa mente que evoluiu graças à sua capacidade de adaptação e previsibilidade pudesse acompanhá-las. Fato é que e por conta de toda a tecnologia maravilhosa que progressivamente vai ocupando mais e mais espaço (ainda que virtual, no mundo real) o tempo parece ficou mais curto (ou seria mais rápido?).

O ser humano a cada dia vai encontrando mais e mais razões (ainda que inconscientes) para perceber que está se tornando mais e mais coletivo globalizado, e se afastando de si ao ir de encontro de “milhões de amigos” que parece vieram ao mundo para elogiá-lo e motivá-lo, no FACE, porque no cara a cara, só mesmo a cara do espelho.

Cansei desse discurso porque explicar a situação, na melhor das hipóteses apenas mostrará que ela está como está; mas não mostrará o que precisa e pode ser feito para mudá-la, ou melhor, conviver com ela e participar ativa e conscientemente dos rumos que ela está tomando.

Desde que o mundo é mundo ele muda sem parar, tudo muda: a natureza, os objetos e os animais; se não fosse assim ainda viveríamos em cavernas e pulando de galho em galho como os nossos ancestrais. Hoje a gente evoluiu, vive “quebrando galhos”, tudo acontece de repente, num segundo, e quase no mesmo segundo a gente fica sabendo, depois comenta, e… “tô nem aí”.

Será que nossos ancestrais estavam preparados para as mudanças que a natureza os obrigou a enfrentar? Quem não estava e não deu conta, sofreu, sofreu, e…morreu.

Será que os seres humanos desde que o mundo começou a ter sinais de civilização e comportamento social não viveu o tempo todo sua vida passando por mudanças terríveis, para alguns, a maioria, mas maravilhosas para outros que souberam utilizá-las.

Na história do homem o que sempre esteve presente independente de seu conhecimento, cultura, religião, política, foi a sua maldade, o seu desinteresse pelo semelhante; massacres para todos os lados e de todos os tipos, os mais fortes não perdoando nem os familiares; exatamente como hoje.

Desde que passou a existir o que se chama de justiça, sempre foi como hoje; o que quer que seja entendido como “o certo e o errado” sempre dependeu de “para quem”.

Fala-se de duas grandes guerras, mas dez mil nunca deixaram de existir. Se os Estados Unidos tivessem explodido mais duas bombas atômicas no Japão o que mudaria seria apenas o tamanho da catástrofe; hoje os japoneses estariam ocupando a mesma posição que ocupam no mundo, teriam renascido dos destroços com a mesma garra. E as mudanças também ocorrem no Japão, não é?

Estou tendo dificuldades, e adorando tê-las, para acreditar que o Ministério Público esteja conseguindo fazer o que nunca permitiram; que a Polícia Federal faça as investigações e prisões que nunca permitiram, e o “mais de tudo”, que o STJ esteja permitindo e garantindo que as instituições brasileiras funcionem;nunca foi assim antes.
O que mais se fala hoje em dia é que tudo está mudando no Brasil…