A cidade de Praia Grande, localizada na baixada Santista, abriga a Seccional do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região de São Paulo (CREF4/SP) que foi oficialmente denominada “Prof. Antonio Lourival Lourenço”, com cerimônia de inauguração no último sábado, 27 de julho.
A homenagem ao renomado educador e esportista é estabelecida pela Resolução nº 190/2024 do CREF4/SP, publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de abril deste ano.
Antonio Lourival Lourenço, mais conhecido como Prof. Toninho Lourenço, nasceu em Catanduva e faleceu no início de 2023 aos 77 anos. Ele teve longa carreira na área educacional e esportiva em Catanduva. Toninho foi contratado pela Fundação Padre Albino em 1973, durante a instalação da Escola Superior de Educação Física e Desportos (ESEFIC), e desempenhou funções como docente e diretor/coordenador do curso de Educação Física da Unifipa de 2002 a 2011, onde permaneceu até 2015. Ele também trabalhou no SESC Catanduva e lecionou no Ginásio Dom Lafayette.
Na publicação oficial, o presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, destacou a importância de Prof. Toninho para a Educação Física: “Considerando a grande referência do profissional na Educação Física, sua contribuição nas ações para regulamentação da profissão no Estado e na formação de vários profissionais, além de ter atuado como Conselheiro do CREF4/SP, ocupando espaços para destaque na diretoria, e ostentado o título de Comendador do Estado de SP pela Ordem da Educação Física, determinamos a resolução que denomina a unidade da baixada santista como ‘Seccional do CREF4/SP Prof. Antonio Lourival Lourenço’, da Praia Grande.”
Após sua aposentadoria, Prof. Toninho dividia seu tempo entre Catanduva e Guarujá, onde mantinha residência. Ele era especializado em Ginástica de Solo em Aparelhos pela USP e em Atletismo e Natação pela Escola Superior de Educação Física de Batatais. Além disso, possuía especialização em Treinamento e Técnico Desportivo pela ESEFIC desde 1999.
Seu legado na educação física continua através de seu filho, Prof. Dr. Américo Lourenço, que também é docente do curso de Educação Física da Unifipa. Em homenagem ao pai, Américo declarou: “Para nós, familiares, ver o nome do meu pai estampado nas paredes de uma subsede do CREF, órgão que regulamenta a atividade da educação física no Brasil, é extremamente emocionante. Foi difícil estar lá e relembrar todos os momentos que tivemos juntos. Mas, acima disso, o orgulho que a gente sentiu era muito maior do que qualquer tipo de tristeza”.
Prof. Toninho foi casado com a também professora Silvia Ricardi Vaccari Lourenço e deixou filhos e netos.
Foto: Arquivo da família.