Pintada em 1656 por Diego Velázquez, o principal artista daquele período, chamado de “Século de Ouro Espanhol”, “As Meninas”, que está no Museu do Prado, em Madrid, apresenta uma composição enigmática que discute questões sobre aquilo que se costuma considerar “realidade” e o que se entende como “ilusão”. Dessa maneira, cada observador se relaciona com a obra no diálogo que estabelece com as diversas personagens.
Por isso, é um dos trabalhos mais analisados da pintura ocidental. Uma figura especialmente desafiadora é o autorretrato feito por Velázquez, geralmente referenciado como o melhor que ele teria feito. O artista acrescentou, após o quadro finalizado, em seu peito, o emblema da Ordem de Santiago, importante condecoração que recebeu três anos após ter terminado o quadro e um antes de morrer.
A imagem criação de Lu Gaudenzi lida com a clássica pintura de diversas maneiras, enfatizando apagamentos e mistérios, valendo-se de sombreados e zonas escuras para gerar novas áreas escondidas que aumentam interrogações sobre os sentidos propostos pelo criador espanhol e por cada nova leitura que surge ao se observar atentamente o quadro.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador