Publicitário utiliza conhecimento em vendas para comandar franquia de energia solar e fatura R$ 200 mil em seis meses

A área de comunicação sempre atraiu o paulista Emerson Oliveira. Nascido e criado na região de Perdizes, na capital de São Paulo, aos quatorze anos fez um teste vocacional no qual indicou uma vocação para vendas. Se formou em publicidade e na faculdade vendia de tudo, desde livros até cervejas em estádios. De 2013 até 2022, trabalhou em diversas startups, sempre na área comercial. Porém, no começo de 2022, decidiu dar um rumo diferente ao seu destino. Não era o salário que o deixava insatisfeito, mas sim a consciência de estar trabalhando para engrandecer o negócio e os sonhos de outras pessoas. O interesse em empreender levou Emerson a abrir uma franquia da Portal Solar, rede de franquias de energia fotovoltaica. Em seis meses, o empresário alcançou um faturamento de R$ 200 mil.

“Quando decidi empreender queria trabalhar em um negócio que obedecesse alguns critérios. Primeiro, queria um setor promissor, que tivesse uma perspectiva de crescimento exponencial. Uma amiga da minha esposa me comentou sobre o setor de energia solar. Estudei e pesquisei muito a respeito e acreditei que fazia sentido para mim. A possibilidade de começar com uma franquia também era interessante, pois ao invés de iniciar do zero, já atuaria no negócio alguns passos à frente do que faria caso estivesse sozinho. A Portal Solar me atraiu em diferentes frentes: a rentabilidade da franquia era extremamente interessante, o nome dela no mercado possui grande autoridade, a área geográfica na qual atuaria era maior do que outras e o atendimento em si foi muito mais próximo e personalizado. Todas essas questões me fizeram investir em uma unidade da rede”, comenta Emerson Oliveira, empresário e franqueado da Portal Solar no bairro da Vila Romana, em São Paulo.

Com unidades home based, na prática, o franqueado da Portal Solar deve focar no comercial. Toda a estrutura, desde o treinamento sobre a venda das placas de energia fotovoltaica até o equipamento e a instalação, a rede proporciona ao franqueado, assim como todo o suporte que ele necessitar. A prospecção para clientes pode acontecer via o simulador do site, no qual o lead solicita a instalação e a rede o direciona para o franqueado mais próximo atendê-lo, pelas redes sociais, na qual a franqueadora envia um guia com as padronizações a serem seguidas e oferece suporte para a produção de posts e peças, como também por visitas técnicas, um dos meios favoritos de Emerson.

“Meu negócio é venda e quando se tem um bom produto e uma excelente estrutura isto fica ainda mais fácil. Quando falamos de energia fotovoltaica, muitos querem vender para grandes indústrias e isso é muito bom, pois o valor recebido também é alto, mas se esquecem de que quanto maior a empresa mais longo é o seu processo de venda. Uma das coisas que me agrada na Portal Solar, é a possibilidade de vender para residências e também pequenas e médias empresas. Com isto, o processo de vendas também é muito rápido. Além disso, temos também um aplicativo, no qual o lead fala da sua dor e necessidade e no mesmo dia realizamos o orçamento para ele, explicando o porquê de cada gasto e os devidos prazos. Esse tipo de sistema nenhuma franquia de energia fotovoltaica possui. Somos os primeiros e únicos no Brasil”, finaliza Emerson.

Com investimento inicial de R$ 35 mil, as franquias da Portal Solar possuem um faturamento médio mensal de uma unidade madura é de R$ 150 mil e o prazo médio de retorno de 6 em 8 meses.