Projeto Sorocaba Poética

Em 15 de agosto de 2023, a cidade de Sorocaba, cujo nome significa “terra rasgada” em tupi-guarani, completa 369 anos de fundação. Para comemorar a data, as artistas visuais Cecilia Rodrigues (@ceciliarodrigues_atelie) e Cibele Pilla (@cibelepilla) realizam o Projeto Sorocaba Poética, que consiste em realizar intervenções visuais em fotografias enviadas por pessoas com as mais diversas histórias ligadas à cidade.

O projeto, com curadoria de Oscar D’Ambrosio, busca recuperar as memórias afetivas da população local. As fotos, enviadas pelo e-mail sorocabapoetica@gmail.com, com um pequeno texto de, no máximo, cinco linhas, sofrem interferências visuais, por meio de várias técnicas, tanto analógicas como digitais. A impressão em papel fotográfico tamanho A4 desse processo e a exposição delas é uma forma de ressaltar o passado, refletir sobre o presente da cidade e estimular reflexões sobre seus futuros caminhos.

O conjunto resultante desse processo, que será mostrado na Câmara Municipal de Sorocaba, SP, de 1º a 31 de agosto, busca recuperar memórias da cidade, a mais populosa da região sudeste paulista, com aproximadamente 740 mil habitantes. Importante polo industrial nacional, ela foi nomeada como “Manchester Paulista” e hoje fabrica produtos que chegam a mais de cem países.

O título foi atribuído, em 1903, pelo engenheiro Alfredo Maia, em virtude das semelhanças entre a cidade e a inglesa Manchester, uma das pioneiras na implantação de extenso parque industrial ainda nos primeiros anos da Revolução Industrial e que, como Sorocaba, tinha, naquele momento, na indústria têxtil, a sua principal força.

Hoje a cidade tem como principais atividades econômicas os setores de indústria, comércio e serviços. São mais de 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. Nesse processo, a vila tropeira da época da fundação passou a ser uma cidade fabril e as feiras de muares deram lugar a chaminés e, posteriormente, à tecnologia.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador