Os profissionais que atuam na assistência de saúde aos idosos institucionalizados do Recanto Monsenhor Albino receberam treinamento teórico e prático sobre prevenção e cuidados com lesão de pele e lesão por pressão. A atividade ocorreu na última terça-feira (11 de abril), na sala de treinamentos da entidade, oferecida pela equipe de enfermagem do Grupo de Curativo da Fundação Padre Albino, com entrega de certificados.
A lesão por pressão é problema grave que ocorre nos pacientes acamados, principalmente por fatores como a pressão, a umidade e a fricção durante sua permanência nessa condição, causando, além da doença que o acometeu e o colocou na situação de acamado, maior desconforto e sofrimento, além de aumentar o custo do tratamento, cuja prevenção é muito mais barata. “Nosso objetivo foi apresentar os tipos de curativos utilizados para o tratamento das lesões por pressão e as formas de prevenção de sua ocorrência nos pacientes com maior risco de acometimento da doença”, explicou Regina Perpétua Pereira Pardim, enfermeira Responsável Técnica do Hospital Padre Albino.
Segundo Regina, o controle dessa doença nas unidades hospitalares e instituições de saúde são consideradas forte indicador de qualidade do atendimento prestado. “Por isso, se faz necessário o estabelecimento de protocolos que direcionem o atendimento, para que sua ocorrência diminua cada vez mais”.
Nas práticas foram abordadas técnicas de curativo e coberturas adequadas para cada tipo de estágio das lesões por pressão, procedimentos assépticos para realização de curativos, técnicas de curativo séptico e asséptico, mudanças de decúbito, prevenção e cuidados para evitar lesões. Para a responsável técnica do serviço de Enfermagem do Recanto Monsenhor Albino, Juliana Fachim, as técnicas vão proporcionar maior qualidade tanto para o paciente quanto para o profissional. “O Recanto possui pessoas idosas que requerem assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e o treinamento veio proporcionar mais qualidade de vida e assistência qualificada”, disse.
Além da RT Regina Pardim, também auxiliaram na atividade a enfermeira coordenadora do Hospital Emilio Carlos Adriani Izabel de Souza Moares e as enfermeiras Isabela Cruz Paleuco Galiardo, Eliana Fátima Muller e Jéscica da Silva Cena, todas do Grupo de Curativos da FPA.