A PRF encerrou neste domingo (26) as ações intensivas voltadas à segurança viária em razão das festividades do Natal. Entre a quinta-feira (23) e o domingo (26), 153 veículos foram fiscalizados.
O planejamento operacional envolveu também ações educativas.
Na véspera de Natal a PRF esteve no terminal rodoviário de São José do Rio Preto, orientando os passageiros de ônibus sobre o uso do cinto de segurança. 242 pessoas receberam orientações da PRF neste dia.
A embriaguez ao volante também foi alvo de intensiva fiscalização. 112 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, o popular bafômetro.
Desses, 3 foram autuados por estarem dirigindo sob influência de álcool. Na noite deste sábado (25), um homem foi preso por ter sido flagrado dirigindo embriagado. O teste do bafômetro apontou uma concentração de 0,95 miligramas de álcool por litro de ar, quase três vezes maior do que o limite para que a embriaguez configure crime. Ele foi conduzido à central de flagrantes, onde responderá por embriaguez ao volante.
O uso do cinto de segurança reduz em 70% os riscos de lesões em acidentes. Neste feriado, 22 motoristas foram autuados por não usarem o cinto de segurança.
Uma das infrações mais perigosas é a ultrapassagem proibida, pois gera o risco de colisões frontais, responsáveis pela alta letalidade no trânsito. Neste Natal, 17 motoristas foram flagrados ultrapassando em local proibido pela sinalização.
Acidentes
Entre a quinta-feira (23) e o domingo (26), a PRF registrou 3 acidentes na BR 153, resultando em 6 pessoas feridas. No mesmo período de 2020, houve 5 acidentes na BR 153, que resultaram em 11 feridos e 1 morto.
As ações da PRF seguem ao longo da semana, intensificando com a aproximação do feriado de final de ano.