Prefeito reúne Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para despedida

O prefeito Edinho Araújo reuniu nesta quarta-feira, 24, os membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para agradecer o trabalho de cada integrante realizado durante a pandemia da Covid-19. Com a redução dos casos e óbitos na cidade, o Comitê será desfeito. O encontro também contou com a presença de vereadores, secretários, Imprensa e Sociedade Civil.

“Gostaria de agradecer o trabalho do Comitê, que nos assessorou durante todo o processo pandêmico, que ainda vigora. Nós tivemos que ser muito firmes e eu gostaria de agradecer a união da minha equipe e também expressar meus sentimentos a todos que perderam seus familiares”, afirmou o prefeito.

Na reunião, o secretário de Saúde – também Presidente do Comitê – Aldenis Borim, apresentou o histórico da pandemia em Rio Preto e enfatizou as dificuldades enfrentadas desde o início, como aquisição de equipamentos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

“Um dos nossos maiores medos foi a falta de oxigênio. Mas isso não aconteceu porque trabalhamos todos os dias até de madrugada. Instalamos sete tanques de oxigênio nas unidades para garantir que não faltasse”, comentou o secretário.

Aldenis Borim destacou como ponto positivo na cidade a vacinação contra a Covid. “A chegada da vacina foi um momento que deixou o Comitê muito feliz, pois ficávamos muito abatidos com cada morte ocorrida”.

Com o fim do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, as decisões referentes à Pandemia serão feitas em conjunto com o departamento responsável pelo assunto a ser tratado. “Não precisamos de um Comitê estático. Cada departamento vai atuar na sua área e trazer os assuntos para serem discutidos em conjunto”, finalizou.

Carnaval 2022

Durante o encontro desta manhã, o prefeito Edinho Araújo anunciou que Rio Preto não vai promover carnaval em espaços públicos . Os eventos privados devem seguir as regras estabelecidas pelo Plano SP. “A prefeitura não fomentará o carnaval para não gerar aglomeração, já que temos a obrigação de ser exemplo nas ações tomadas aqui no município”, destacou o prefeito.

Uso de máscaras

A Secretaria Municipal de Saúde vai deixar de exigir o uso de máscara em áreas abertas a partir de 11 de dezembro, seguindo decisão do governo do Estado de São Paulo. Mas vai recomendar que a população continue usando máscara até o avanço da cobertura vacinal da população.

                            Veja o histórico da pandemia em Rio Preto:            

26 de fevereiro 2020: confirmado o primeiro caso de Covid no Brasil e primeira suspeita em São José do Rio Preto.
11 de março 2020: Criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para debater e tomar decisões relativas ao vírus no município.
12 de março 2020: confirmado o primeiro resultado positivo por coronavírus em São José do Rio Preto.
20 de março de 2020: decreto nº 18.559 declara estado de emergência em São José do Rio Preto.
23 de março 2020: Criação do Call Center para esclarecimento de dúvidas quando ao coronavírus.
23 de março 2020: Criação de 11 unidades respiratórias distribuídas pelo território do município – sendo uma exclusiva para público infantil – para atendimento exclusivo de pacientes com síndrome gripal leve.
26 de março 2020: confirmada a transmissão comunitária do coronavírus em São José do Rio Preto.
26 de março 2020: primeiro óbito por Covid em São José do Rio Preto.
19 de janeiro 2021: início da campanha de vacinação contra a Covid em São José do Rio Preto.
17 de março a 31 de março: lockdown em São José do Rio Preto.
17 de junho a 1º de julho: lockdown noturno em São José do Rio Preto.
1º a 11 de julho: flexibilização do lockdown noturno em São José do Rio Preto.

Ações desenvolvidas em 2020 e 2021:

Triagem nas UBS não respiratórias, como contenção da disseminação do vírus;
Criação de um canal de comunicação para recebimento de doação de materiais destinados às equipes que trabalham no combate ao coronavírus;
Monitoramento diário das casas de repouso e 4 ILPIs de Rio Preto.
Implementação do Projeto Sentinela, que ampliou a testagem para detecção coronavírus, com a inclusão de pacientes com síndrome gripal leve;
Entrega de insumos para pacientes acamados e com mais de 70 anos em suas residências, bem como a reorganização da Assistência Farmacêutica para garantir a entrega dos insumos de forma segura;
Publicação de decretos que regulamentam o funcionamento de estabelecimentos comerciais durante a pandemia;
Transferência de salas de vacina para escolas, evitando aglomerações nas unidades de saúde, inclusive com a criação de sistema Drive-Thru para vacinação de idosos contra a gripe e Covid;
Criação do curso on-line sobre a Covid-19, obrigatório para os estabelecimentos comerciais.
Lives diárias para informar sobre a Covid na cidade (no total 163).
Criação de 257 leitos de internação Covid durante a pandemia.
Implantação de hemodiálise nas unidades de Internação Jaguaré e Fraternidade.
Implantação de sete tanques de oxigênio nas unidades de internação Covid.