Poemas visuais

Os trabalhos de Tata Bernardo (@tatabernardorei) constituem um roteiro existencial afetivo. Nascido em Angola e radicado em São Paulo, SP, traz criações que atingem os cinco sentidos. As suas pinceladas não são meras representações de pessoas. Constituem um ponto de partida para despertar percepções.

Existe ali o detonar de cheiros, sons e texturas de uma africanidade transformada em arte. As suas construções podem ser lidas como um educar o olhar e o sentir, mostrando que o essencial é estar sempre atento ao mundo. Dá vontade de tocar o que faz, porque, além de uma pintura, existe ali uma verdade existencial vivenciada.

Os mistérios existenciais do artista ganham forma. A maneira como trata a pele alerta que aquilo mais aparente é o mais profundo se a visualidade do observador está disposta a captar o que está além das aparências. As suas pinturas instauram, portanto, uma língua de sonhos com códigos próprios que transcriam temáticas pessoais.

A universalidade se dá nos saltos temáticos que as obras do artista propiciam. Sua jornada não é de erros ou acertos individuais, mas manifesta o permanente percorrer um percurso sem preguiça ou impaciência. Há um mergulhar na vida e na arte que constitui um fascinante risco de se perder na tentativa permanente de se achar. Assim, Tata Bernardo ergue seus potentes poemas visuais no tempo e no espaço da arte.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.