Penteando Darcy Penteado

Antecipando as celebrações do Centenário de Nascimento de Darcy Penteado (São Roque, SP, 30/4/1926 – São Paulo, 3/12/1987), a ser comemorado em 2026, a exposição “Penteando Darcy Penteado”, organizada pelo Movimento Teia, busca, em diversas linguagens visuais, valorizar múltiplos aspectos do artista.

Desenhista, gravador, cenógrafo, figurinista, escritor, autor teatral e pioneiro militante do movimento LGBT no Brasil, Darcy Penteado ganhou fama nacional e internacional pelos seus elegantes desenhos em bico de pena, assim como por ilustrações de revistas de moda, cartazes de teatro, figurinos e cenografias.

Participou de exposições e foi uma figura presente na cena cultural entre a década de 1950 e década de 1980, quando faleceu em decorrência de complicações causadas pela Aids. Fez numerosos retratos de pessoas célebres, mas sem deixar de lado uma participação militante durante os anos de repressão do Regime Militar.

Esta exposição reúne trabalho novos e outros já apresentados em duas exposições em São Roque. O objetivo é tomar diferentes aspectos da carreira de Darcy Penteado, valorizando a sua diversidade criativa, dentro dos parâmetros que ele mesmo estabeleceu nos dizeres: “Subsistir apenas não basta. É preciso dignificar a vida”.

Oscar D’Ambrosio       @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.