Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos. A família do músico confirmou a morte do artista em outubro (21). Ele morreu em sua casa, em Salisburia, na Inglaterra. A causa não foi informada.
Paul Andrews, mais conhecido como Paul Di’Anno, foi o vocalista original da banda inglesa de heavy metal de 1978 a 1981. Com o grupo, lançou os álbuns “Iron Maiden” (1980) e “Killers” (1981). Em seguida, foi substituído pelo atual vocalista Bruce Dickinson. Ele vendeu os direitos dele nesses dois discos por apenas 50 mil libras e se arrependeu depois.
A obra “Autorretrato – A dama de lata”, de @fokete.art, que acmpanha este post, remete ironicamente ao célebre episódio envolvendo o Iron Maiden e Margaret Thatcher. Em 1979, quando o grupo lançava o álbum “Soundhouse Tapes”, a política assumia como primeira-ministra britânica, sendo chamada, pelo pulso firme, de “Dama de Ferro”.
No ano seguinte, na capa do single “Sanctuary” da banda, ela é mostrada no chão ao ser atacada com um punhal pela mascote Eddie por estar rasgando um cartaz do grupo em um beco. O governo exigiu que edições futuras apresentassem uma tarja preta sobre o rosto da líder, mas, logo em seguida, para desespero dos grupos mais conservadores, no single “Women in Uniform”, a premiê está novamente na capa, então portando uma metralhadora.
Nesse contexto de ações questionadoras do status quo, com a diferenciada técnica do embossing (metal em relevo), a artista apresenta o seu trabalho ao se retratar como “dama da lata”.
Oscar D’Ambrosio @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.