No próximo sábado, dia 1 de agosto, a partir das 22h, a Estação Primeira de Mangueira dá inicio ao seu processo de eliminatórias de samba-enredo para o carnaval 2027, que tem como o enredo: “Oyá por Nós”, do carnavalesco Sidney França.
A parceria do samba de número 03, formada pelos compositores: Gilson Bernini, Xande de Pilares, Gustavo Clarão, Karinah, Beto Savanna e Felipe Mussili, dão início ao sonho de levarem sua obra até a final do concurso dia 5 de setembro, no Palácio do Samba e cantada e se eternizando na Marquês de Sapucaí na Terça-feira de Carnaval, 9 de fevereiro de 2027, encerrado os desfiles do Grupo Especial do Rio.
Com a temática enredista sobre Oyá, orixá de matriz africana e que tem a força da feminina como legado, a única mulher na parceria, a cantora Karinah, comentou sobre o enredo da Mangueira para o carnaval do ano que vem:
– “Participar do concurso de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira representa muito mais do que compor um samba, representa cantar mulheres que fizeram e continuam fazendo a história da Mangueira”, disse a cantora que vê a mulher mangueirense como representatividade de Oyá:
– “Quando penso em Oyá, penso imediatamente na mulher mangueirense. Na mulher forte, destemida, trabalhadora, que enfrenta as dificuldades da vida sem perder a dignidade. Naquela que sustenta a família, preserva a cultura, mantém viva a memória da escola e transmite esse amor de geração em geração, existindo um momento mágico quando ela desce a ladeira da comunidade vestida de verde e rosa para dançar, cantar e se emocionar com a força da Mangueira”, falou.
Consagrado no mundo do samba com o surgimento do grupo Revelação no início dos anos 2000, Xande, hoje, é uma das referências do mundo sambista e reconhecido internacionalmente e tendo sambas composto gravados por grandes nomes.
“Ah, meu nome é Alexandre Silva de Assis, né!?”, exclama Xande!
– “Pra mim é uma honra estar de volta a uma disputa na Mangueira por vários motivos, minhas referências são mangueirense Cartola, Nelson Cavaquinho, Beth, Alcione e muitos outros. Tenho vários amigos na escola, uma bateria que sou muito fã e um enredo falando de Oyá, saiu da nossa parceria um samba com uma melodia linda e aguerrida pra encerrar o desfile, com uma letra que só quem é Mangueira pode confirmar”, declarou Clarão.
Beto Savanna
– “É uma grande honra fazer parte da parceria deste ano, onde, tenho grandes amigos e ídolos juntos no mesmo propósito. Cada verso desse samba foi pensado e construído com muito amor pela nossa Estação Primeira de Mangueira e tenho certeza de que conseguimos entregar aquilo que a escola precisa pra fazer um desfile avassalador, passando pela Sapucaí como um verdadeiro furacão na quarta-feira, dia de Iansã e fechando o carnaval de 2027. Somos a Maior Escola de Samba do Planeta e que seremos campeões em 2027!”, afirmou.
Luis Felipe Mussili
– “Estar nesta parceria é uma honra imensa e uma grande responsabilidade, acredito que este samba reúne emoção, verdade e a força da comunidade mangueirense, traduzindo a essência da Estação Primeira. É esse sentimento que pode fazer a Sapucaí cantar junto e levar a Mangueira a um desfile inesquecível. Já fui vencedor na União da Ilha em 2017 e 2027, Unidos de Padre Miguel em 2022 e 2023 e, agora, pretendo ser na Mangueira”, disse.
Gilson Bernini
- “Na Mangueira ganhei já cinco sambas. O que me motivou a integrar essa parceria são as pessoas; pessoas sérias, pessoas dedicadas e que amam a Mangueira acima de tudo. Um enredo dedicado ao Orixá, muito importante porque eu também sou um cara ligado na espiritualidade, e, eu espero que esse samba desperte no público a emoção que despertou em cada um de nós quando o compusemos”, disse.
MANGUEIRA, 2027:
Neste ano, os compositores mergulharam no enredo “Oyá Por Nós” com o desafio de traduzir em versos e melodia rumo à obra campeão para o desfile do ano que vem. Inspiradas na força de Oyá, orixá dos ventos, das tempestades e das transformações, as dez obras traduziram o enredo com emoção, ancestralidade e potência feminina.
A expectativa é de uma disputa equilibrada, reunindo parcerias tradicionais da ala de compositores e novos talentos, em uma temporada que deve mobilizar a comunidade mangueirense nos próximos meses. A cada eliminatória, o público terá papel fundamental, cantando, vibrando e ajudando a transformar a quadra em um verdadeiro laboratório do samba que defenderá o pavilhão Verde e Rosa no Carnaval de 2027.
Serviço:
- Disputa de samba-enredo Mangueira;
- Data: 01 de agosto, a partir das 20h;
- Local: quadra da Mangueira (R. Visconde de Niterói, 1072, Mangueira, RJ/RJ;
- Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/124233/d/401428
– Link do samba #03 na íntegra: https://youtu.be/bEwCRKaxz6M?is=ice3eVS0nmCk3yYT







