O mês de Abril é dedicado a conscientizar profissionais sobre a importância da segurança do paciente em ambientes hospitalares. Para intensificar as discussões sobre essa prática, o AME Catanduva organizou sua 3ª Olimpíada da Segurança do Paciente, encerrando as atividades relacionadas ao tema nesta terça-feira (29), com jogos e atividades para conscientizar os colaboradores da unidade sobre os protocolos vigentes na unidade.
“Este é o mês em que realizamos a campanha pela segurança do paciente e celebramos o Programa Nacional de Segurança do Paciente no Brasil. Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar todos os colaboradores sobre práticas seguras adotadas na unidade em relação ao bem-estar físico e mental dos nossos pacientes”, explicou Jaqueline Brambila, gerente de Enfermagem do AME.
Com foco na interação entre os setores, trabalho em equipe e a segurança, a Olimpíada envolveu os participantes por meio de um quiz de perguntas relacionadas aos protocolos de segurança vigentes na unidade. No encerramento foi entregue o prêmio simbólico de ‘1 milhão’ para a equipe vencedora, mas todos receberam medalhas, pois o objetivo da conscientização foi alcançado.
Organizado pelos Núcleos de Segurança do Paciente, Gerenciamento de Riscos, Farmacovigilância e gerência administrativa, as ações do Abril Laranja foram baseadas nas seis metas internacionais de segurança do paciente que são Identificação Correta do Paciente, Comunicação Assertiva, Melhoria da Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Redução do Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Redução do Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
“Trabalhar com segurança do paciente é um esforço contínuo e, ao priorizarmos essas práticas, podemos ver melhorias na qualidade da assistência de maneira geral”, afirmou Karulini Polo, gerente administrativa do AME Catanduva.
Fotos: Divulgação.