Saúde e Bem-estar
Filme de 24 horas de duração exibido em looping, “The Clock”, de Christian Marclay (1955), é uma experiência única. O videoartista suíço-americano realizou uma montagem de cenas de filmes e programas de televisão que mostram relógios ou fazem referências a horários em sequência, minuto a minuto, numa jornada que dialoga com a nossa existência cotidiana.
O desenvolvimento da obra, apresentada em 2010, foi apoiado pela galeria White Cube, de Londres. Houve a participação de auxiliares para encontrar o material, editado por três anos. As milhares de cenas reunidas despertam memórias afetivas distintas em cada pessoa, que pode ficar quanto tempo deseja nas salas de exibição dos museus que adquiriram o vídeo.
O assunto é a reflexão sobre o tempo. Ele aparece constantemente em diversas possibilidades narrativas, num exercício de montagem de imagens e de edição de som que tem o tempo contínuo como gancho, mas a interrupção das cenas de cada minuto como característica, em uma colagem que leva a pensar ainda sobre a onipresença das mídias na sociedade global.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador