A mão que segura um recipiente pronto a ser o receptáculo daquilo que vem dos céus constitui um cálice, ou seja, um espaço que pode adquirir características simbólicas e sagradas pela sua capacidade de armazenar e proteger algo. A escultura, nesse aspecto, se conecta com o espaço de modo a alertar que todo cotidiano pode se tornar sagrado dependendo da maneira que é visto.
Oscar D’Ambrosio
Esta obra integra o projeto “O Meteoro do Amor”, na Agrofloresta Monalisa, em Tuiuti, SP, iniciativa da artista visual Sandra Scavassa.
Projeto O meteoro do amor
Conta-se que o buraco em forma de coração que está na Agrofloresta Monalisa, de Sandra Scavassa, em Tuiuti, SP, surgiu a partir de fragmentos de um meteoro que ali teria caído. Seja uma lenda, um mito ou uma fábula, o fato é que ali está um espaço a ser lido e interpretado por cientistas, religiosos, filósofos e artistas.
Este projeto é um chamamento para que o local ganhe o status de instalação coletiva. Cada pessoa pode encaminhar até três trabalhos, de materiais que suportem a intempérie ou interajam com ela, até 15 de dezembro, última luz cheia do ano, quando será feita a inauguração do espaço. As obras com uma altura mínima de 1 metro, preferencialmente verticais, serão colocadas sobre a superfície de terra com o mecanismo de sustentação pensado por cada artista.
A poética do projeto está em pensar que a luz dos meteoros, quando vista no céu, é o resultado da entrada de fragmentos de rocha, oriundos de corpos celestes, na atmosfera terrestre. Surge, portanto, uma luz no céu noturno a indicar, para alguns, que há uma luz no fim do túnel, seja quais forem os desafios enfrentados.
Ver um meteoro, nesse contexto, é como amar. Sempre pode ser interpretado, dependendo da cultura e da situação, como como um sinal de mudanças. O mesmo ocorre cm a arte. Participar deste projeto é justamente uma forma de transformar-se internamente ao metamorfosear um espaço, com a força de um meteoro e do amor que cada um tem pelo universo, pela natureza, pela sociedade e por si mesmo.
Oscar D’Ambrosio
Informações com Sandra Scavassa
(11) 99935-9688 ou
@sandracristinascavassa