O Caminho da Arte

O escritor José Lezama Lima (1910 -1976), perguntado sobre o sentido da arte, respondeu: ‘É possível porque é impossível”. Esse conceito pode servir de mote para a terceira edição do projeto “O Caminho da Arte”, criado pela galerista e curadora Rosita Cavenaghi da Art A3 Gallery.

O conjunto, que reúne 24 artistas visuais, constitui um registro da contemporaneidade, pois estabelece uma polifonia de estilos que abre os olhos do observador para diversas tendências que convivem. Cada uma busca as suas respostas para as indagações do mundo, introduzindo o público a ter novas perguntas.

As obras são o resultado de diversas experiências pessoais que trazem elementos que despertam uma reflexão coletiva por meio da criação de estruturas visuais que reorganizam o que foi vivido dentro de uma visualidade que rompe o cotidiano e o coloca em novas perspectivas.

Assim, o conjunto de obras constitui uma vitrine que permite olhar para o mundo por meio da imaginação. As imagens se tornam ação quando transmitem paixões, instaurando poéticas visuais que fazem pensar sobre a existência em uma permanente reinvenção do que se vê na procura do impossível que a arte torna possível.

Oscar D’Ambrosio
(@oscardambrosioinsta)
Pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.