Núcleo de Segurança do Paciente do HPA e HEC reforçam orientações para medicação segura e sem danos

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Pensando na data, a coordenação de Segurança do Paciente dos hospitais da Fundação Padre Albino preparou uma série de ações com seus colaboradores no sentido de levar informação e conhecimento sobre práticas inseguras e possíveis erros de medicação no ambiente hospitalar. “Durante quatro dias (13 a 14 de setembro) realizamos orientações sobre a importância de uma administração de medicação segura e sem prejudicar o paciente. Para que os profissionais pudessem identificar as falhas, foram simulados cenários de um paciente onde existem inconformidades que podem cooperar para uma administração errada de medicação”, explica a coordenadora da segurança do paciente, Luana Zamboni de Souza, do hospital Emílio Carlos.

A atividade integra o plano de metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde que definiu a segurança em medicamentos como tema para o Dia Mundial, com o slogan ‘Medicação sem danos’. Segundo informa o documento, “a pandemia da Covid-19 despertou o interesse pelo debate associado a prescrição e administração de medicamentos passando pela automedicação. O objetivo principal da campanha de 2022 é informar sobre erros de medicação e práticas inseguras pois estes estão entre as principais causas de danos evitáveis em cuidados de saúde”.

À frente do projeto as colaboradoras Luana Zamboni de Souza, coordenadora da Segurança do Paciente (HEC); Leticia Barbara Saturnino, coordenadora de Segurança do Paciente (HPA); e as enfermeiras Erika Fachim Esteves (NEP HEC) e Ana Lucia dos Santos (NEP HPA).