Visando aperfeiçoar os processos internos, os colaboradores dos hospitais da Fundação Padre Albino participaram, no último dia 10 de julho, da 1ª Webconferência da Qualidade, cujo tema foi o Programa 5S – método de gestão de qualidade desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar fluxos de trabalho.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke, que significam utilização, ordem, limpeza, padronização e disciplina, respectivamente. Conduzidas pela gerente Adriani Izabel de Souza Moraes e pelo analista de processos Luís Otávio Ferreira Ocamoto, do Núcleo da Qualidade da Fundação, as apresentações tiveram o objetivo de ensinar sobre como agir em relação aos processos organizacionais. “Essa ferramenta deve permear todos os setores e é focada na organização e melhoria de processos, auxiliando para redução de custos, otimização dos recursos existentes, melhoria da qualidade dos serviços, motivação dos colaboradores e segurança no trabalho, visando a conquista da qualidade total”, frisa Adriani.
Reunindo cerca de 70 lideranças dos diversos setores dos hospitais, durante o encontro foi apresentada a origem da metodologia, qual o significado de cada SENSO e, através de imagens, as melhorias já realizadas na instituição. “Realizamos um quiz em real time com algumas perguntas sobre o material apresentado, analisando o grau de aprendizado dos colaboradores após as informações fornecidas”, acrescentou Luís Ocamoto, informando que este foi o primeiro tema difundido e que outras atividades vão acontecer. “Quanto mais setores adotarem o hábito 5S, mais facilmente será difundido. Juntamente a TI estamos desenvolvendo uma plataforma na qual serão disponibilizados a todos os colaboradores os conteúdos abordados nas webconferências”.
Fotos: Reprodução Google Meet.