Coletivo de São José do Rio Preto que se dedica a pesquisar os pontos de convergência entre o audiovisual, as artes performáticas e as novas tecnologias há mais de uma década, o Agrupamento Núcleo 2 inicia, neste sábado (20/4), às intervenções urbanas que darão vida à Videópolis, instalação artística que será criada a partir de uma série de mini-curtas-metragens inéditos.
Realizadas em diferentes pontos da cidade, as intervenções urbanas do Núcleo 2 servirão de set de filmagens para essas produções audiovisuais que vão compor a instalação. “Apesar de contar com um roteiro previamente definido e artistas convidados, a produção de cada vídeo se dará através da interação com o público dos lugares onde as intervenções serão realizadas”, explica Jef Telles, diretor criativo do Agrupamento Núcleo 2.
Além de explorar a linguagem audiovisual por meio da produção de conteúdos artísticos em diversas plataformas, a proposta é promover um diálogo com o público espontâneo em suas “gravações performáticas”, aguçando reflexões e instigando a subjetividade de cada pessoa a partir de temas urgentes da contemporaneidade como maternidade, trabalho, propriedade rural e o próprio cinema.
“A ideia é que Videópolis seja uma videoinstalação dinâmica e interativa, que possa agregar mais conteúdo a cada nova apresentação ou gravação”, comenta o diretor do Núcleo 2, que produzirá oito curtas com uma equipe formada por nomes ligados às artes performáticas e ao audiovisual em São José do Rio Preto: Agnis Lorena, Cassio Henrique, Daniela Honório, Fernando Macaco, Jef Telles, Marcus de Marchi e Vinicius Dall’Acqua.
Os roteiros e as estratégias de gravação dos mini-curtas foram discutidos pela equipe durante residência artística na Fazenda Santa Lourdes, em Cardoso. Ao longo de quatro dias de imersão no audiovisual, o grupo se debruçou sobre materiais, discutiu técnicas, linguagens e temáticas e até captou material para a produção de dois dos oito mini-curtas.
Intervenções urbanas
As primeiras “gravações performáticas” dos mini-curtas de Videópolis serão realizadas neste sábado e domingo (20 e 21/4) e nos próximos dias 27 e 28 (sábado e domingo). Neste fim de semana, elas serão realizadas no Jardim Aclimação, na Vila Ipiranga, no Jardim dos Seixas e na comedoria do Sesc Rio Preto.
No Jardim Aclimação, a intervenção será em um terreno baldio localizado entre as ruas Rio Madeira e Rio Mamoré, girando em torno da história de Avenca, um ser híbrido que fotografa construções humanas e compartilha com a natureza.
Já a intervenção na Vila Ipiranga será dentro de um ônibus coletivo, com saída na altura do número 50 da Rua Sergipe. Durante essa intervenção, será gravado o mini-curta sobre Cláudio, um trabalhador do comércio durante o dia e bailarino à noite.
No Jardim dos Seixas, a intervenção será na Praças das Rosas, onde a equipe de Videópolis fará uma gravação em 360 graus do local. Já na comedoria do Sesc, as imagens colhidas durante a intervenção darão vida a um mini-curta sobre maternidade e o papel de homens e mulheres na relação com os filhos.
O projeto de Videópolis é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (via edital de chamamento público 09/2023 – produção de obras experimentais), por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Videópolis
Sinopse: Diante do desejo da investigação e pesquisa de linguagens artísticas, Agnis Lorena, Cassio Henrique, Daniela Honório, Fernando Macaco, Jef Telles, Marcus de Marchi e Vinicius Dall’ Acqua representam o Agrupamento Núcleo 2 para explorar as fronteiras da instalação, intervenção urbana e performance a partir do planeta audiovisual. A equipe de Videópolis ocupa as mais variadas locações de Rio Preto com o intuito de produzir uma série de micro curtas sobre nós mesmos, na tentativa de romper, provocar e colorir o cotidiano da cidade.
Intervenções urbanas deste final de semana:
Sábado (20/4)
9h – Performance audiovisual ‘Metaphyta’. Esquina das ruas Rio Madeira e Rio Mamoré (Jardim Aclimação). Classificação: livre. Duração estimada: 60 minutos. Gratuito
A equipe de ‘Videópolis’ ocupa um terreno baldio para contar a história de Avenca, um ser híbrido que fotografa construções humanas e compartilha com a natureza.
11h30 – Performance audiovisual ‘Cláudio’. Saída da Rua Sergipe, 50 (Vila Ipiranga). Classificação: livre. Duração estimada: 50 minutos. Necessário pagar tarifa da Circular Santa Luzia
A equipe de ‘Videópolis’ entra no ônibus para narrar os pensamentos de Cláudio, um trabalhador do comércio durante o dia e bailarino à noite.
17h – Performance audiovisual ‘Escopo’. Saída da Praça das Rosas (Jardim dos Seixas). Classificação: livre. Duração estimada: 40 minutos. Gratuito
A equipe de ‘Videópolis’, munida de câmeras e equipamentos de captação de som, faz um percurso de 40 minutos, gravando manualmente o espaço ao redor em 360º.
Domingo (21/4)
11h – Performance audiovisual ‘Videoconferência’. Comedoria do Sesc Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira, 1333). Classificação: livre. Duração estimada: 40 minutos. Gratuito
A equipe de ‘Videópolis’ discute questões sobre a maternidade, os papéis masculinos, femininos e a relação com as crianças do amanhã.
Serviço
Videópolis, do Agrupamento Núcleo 2
Informações no Instagram: @artenucleo2
Grátis