Alunos das escolas municipais de Novo Horizonte com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) viveram uma manhã especial no Estádio Jorge Ismael de Biasi. O Grêmio Novorizontino abriu as portas de sua casa para que as crianças acompanhadas dos seus pais, familiares e educadores assistissem a uma sessão de treinamento da equipe profissional, que inicia no sábado o Brasileirão da Série B.
Abril é o mês da Conscientização do Autismo. No dia 2 foi celebrado o dia mundial da luta pela inclusão e redução da discriminação e preconceito aos autistas. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões comportamentais repetitivos, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. A cor azul é um dos símbolos da campanha, que indica que o número de meninos diagnosticados com autismo é quatro vezes maior ao de meninas.
“É um mês que trabalhamos bastante com a sociedade, com eles, passando mais informações de como é trabalhar e viver na sociedade, somos todos iguais e trabalhamos de formas diferentes para adaptarmos uns aos outros, que todos possam ter essa conscientização para termos menos preconceitos e trabalharmos juntos nessa causa sobre o autismo”, disse Maraisa Machado, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O grupo com 85 alunos acompanhou o jogo-treino que o Tigre do Vale fez contra o Catanduvense (integrante da 4ª divisão do Paulistão), no Jorjão, que terminou com goleada de 4 a 0, gols de Douglas Baggio (3) e Bryan Rabello. Após o término da partida, eles adentraram ao gramado do Jorjão e puderam bater uma bola com alguns jogadores.
“A gente fez um treinamento e foi surpreendido com uma linda torcida, torcida acalorada e no final a integração de atletas, comissão com as crianças. É uma integração importante do Novorizontino, trazer as pessoas para o campo, essas crianças maravilhosas aqui para conhecer e dar o calor que a gente tanto precisa e às vezes dentro do jogo ficamos muito aqui dentro só e esquece de olhar para fora”, disse o técnico Eduardo Baptista.
A prática de esportes atua como um estímulo importante no tratamento das crianças e jovens com TEA, desenvolvendo capacidade motoras, físicas e emocionais, contribuindo na superação de dificuldades, autoconfiança e interação com outras pessoas e comunicação.
“Um momento muito especial estamos vivendo aqui, agradecer primeiro pela abertura que o Grêmio Novorizontino nos faz, sempre muito preocupado com as causas sociais, ajudando a sociedade, a nossa cidade e essa abertura é um momento inesquecível para essas crianças”, disse o secretário de educação de Novo Horizonte, Ademir Almagro. “É uma integração familiar, momento superespecial, isso é muito bom e precisa se reproduzir em vários lugares do Brasil e a todo momento.”
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Gustavo Ribeiro / Novorizontino