Meteorologista explica que o fenômeno é chamado de ‘haboob’ e provoca ventos fortes, que acumulam poeira, cinzas de queimadas e sujeira que podem ser elevados a até 10 km de altura.
Nova tempestade de areia atinge Catanduva São Paulo neste momento e alcança muitas cidades vizinhas. temporais de vento hoje e no fim de semana agora poderiam gerar novos episódios de haboob.
Duas grandes tempestades de areia assustaram moradores de diversas regiões do País nos últimos dias. Na sexta-feira, dia 1º, o fenômeno atingiu áreas do interior de São Paulo. Um homem morreu em Tupã, após ser atingido por um muro que caiu com a força do vento. Outras três pessoas morreram ao serem envolvidas pela nuvem de fumaça e fogo que se levantou quando o temporal atingiu um pasto em chamas, em Santo Antônio do Aracanguá, perto de Araçatuba.
No domingo, dia 26, uma outra grande tempestade de areia e fumaça atingiu o interior de São Paulo e áreas do Mato Grosso e Minas Gerais. A segunda tempestade de poeira em uma semana deixou cidades paulistas sem energia e em estado de emergência. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas que levantaram nuvens densas de poeira em várias regiões do interior atingiram mais de 80 quilômetros por hora.
Neste domingo, dia 3 de outubro perto das 16h30 e fenômeno se repete. Teve duração aproximada de 10 minutos.
Haboob é comum em regiões áridas do planeta
As tempestades de areia dos últimos dias são raras no Brasil, mas muito comuns em outras regiões do mundo, onde o conhecidas como haboob. Eles são causados por por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo muito seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação seca.
Essa combinação causa uma espécie de “rolo compressor” gigante de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura. A ventania forte vem associada à fuligem e sujeira.
Haboob, ou habub, em árabe significa “destruidor” ou “que vagueia”. Trata-se de um tipo de tempestade intensa de areia levada por uma corrente atmosférica. Os haboobs frequentemente ocorrem em regiões áridas em todo mundo.