Cidade mais limpa, estímulo do descarte correto e focos do Aedes aegypti eliminados. Esse é o resultado do Mutirão da Coleta de Volumosos que recolheu 60 toneladas de materiais das ruas, em duas etapas de trabalho. A mais recente rodada do serviço teve início em junho e terminou no último sábado, dia 14. Divididas em quatro caminhões, com 16 funcionários, as equipes saíram às ruas logo nas primeiras horas do dia para a limpeza.
De forma colaborativa, os moradores deixaram os materiais que não utilizavam mais na calçada das casas, sempre na véspera do dia da ação. Móveis, sofás, geladeiras, fogões e armários estão entre os materiais levados pelas equipes. Dessa forma, as equipes também atuam para resolver outro problema: o descarte irregular de materiais em finais de bairros e áreas rurais.
O trabalho é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e tem o apoio da Secretaria de Obras e da Equipe Municipal de Combate ao Aedes, a EMCAa, que também desenvolve varredura nos bairros onde a iniciativa é desenvolvida. A partir de agora, as equipes se preparam para uma nova etapa de trabalhos que será desenvolvida nos próximos meses para concluir o ciclo de 2021.
Denuncie
O descarte irregular de volumosos pode resultar em multa de mais de R$ 1,5 mil ao infrator. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para todos os tipos de celulares, ou pelo telefone 0800-772-9152.