Micos de uma viagem – PARTE II

 

 

Temuco, além de ser a porta de entrada da Patagônia,  é uma cidade muito esfumaçada e  poluída,  já que, no inverno,  praticamente todas as casas queimam madeira como calefação. A cidade tem mais de 220.000 mil habitantes e é  a capital da Região de Araucanía e da Província de Cautín. Localizada a 670 km ao sul da cidade de Santiago, tem o registro histórico da  visita, em 18 de fevereiro de 1952, de Che Guevara e Alberto Granado, dois amigos que empreenderam uma viagem pela América Latina em 1952. O primeiro dispensa comentários e o segundo,  argentino de Córdoba,  foi o fundador da Escola de Medicina de Santiago de Cuba e escritor.
O grupo de amigos pretendia retornar a Santiago, no dia seguinte ao jogo,  alugando uma Van e dormindo em qualquer ponto da estrada,  entretanto,  este plano  não foi possível de se materializar, pela falta de veículos nas locadoras da cidade e os poucos voos programados, literalmente lotados. Então,  o jeito foi fazer o percurso de ônibus. Dentre as empresas que faziam o percurso até Santiago, a escolhida foi a Sur, que é um tipo de Viação Cometa do Chile. A estrada pedagiada é excelente, todinha em pista dupla e muito bem sinalizada e estavam determinadas duas paradas, com previsão da viagem durar oito horas. A primeira parada seria nos próximos 100 km e a segunda na metade da viagem,  num pequeno restaurante de beira estrada, onde eram  preparados os marmitex que cada passageiro escolhera para comer e encomendados por celular pelo cobrador meia hora antes da parada.
A viagem transcorria tranquila até que “bum” – um forte estrondo foi ouvido obrigando o ônibus a parar no acostamento. E lá se foi um pneu traseiro a exigir troca. Acionado o socorro,  a empresa informou que demandaria entre uma ou duas horas para a equipe mais próxima chegar. Apesar da excelência da estrada, lá não existe o socorro 24 horas como existe em nossas rodovias pedagiadas.  A demora fez com que o grupo pressionasse o motorista no sentido deste conseguir acomodar todos  em  outro ônibus de linha da mesma  empresa ou mesmo  da  concorrente que fazia o mesmo percurso. Para resumir, o tempo de viagem que era de oito passou para dez horas,  fazendo com que o grupo chegasse à Santiago por volta da meia noite,  com a temperatura de zero grau. Como a reserva era somente para o dia seguinte,  reservou-se pelo booking,  desde Temuco,  um hotel próximo ao reservado por toda a  estada, por apenas uma noite. A grande surpresa é que todos os três quartos possuíam somente cama de casal. Aí, o jeito foi improvisar, cada um do seu jeito.
Em Santiago foram mais dois jogos, dia 17 de junho,  Brasil 0 Colombia 1, nessa partida  Neymar foi expulso após o apito final,  pegando dois jogos de suspensão e,  dia 21, Brasil 2 Venezuela 1. No jogo do dia 17, um dos ingressos foi furtado no Metrô a caminho do estádio, mas,  nada que não se resolvesse com a compra de outro através de cambista,  que estão por toda a parte em  eventos da Copa América e até mesmo da Copa do Mundo. Posteriormente, jogando em Concepción,  O Brasil foi eliminado nas quartas de final  pelo Paraguai,  e o Chile,  pela primeira vez,  sagrou-se campeão, praticamente com os mesmos jogadores que conquistaram a Copa América Centenária(EUA) no ano seguinte e ainda hoje compõe a seleção chilena.
O grupo de amigos voltou a viajar fazendo-se presente na Copa América Centenária dos Estados Unidos,  em 2016, na Copa do Mundo da Rússia,  em 2018 e mais recentemente em Salvador,  na Copa América deste ano. Para a próxima que será realizada na Argentina e Colômbia, as malas começam a ficar prontas a partir do sorteio da primeira fase. Micos nunca vão faltar,  mas sem eles não haveriam histórias para contar, nem tampouco motivos para muitas gargalhadas, porque,  se viajar com amigos  é  bom, seguramente com risadas é muito melhor.

 

ww.buchadvocacia.com.br

buch@buchadvocacia.com.br