No nascimento, o cordão umbilical que liga o bebê à sua mãe é pinçado e cortado pelo obstetra. Uma pequena parte do cordão, de aproximadamente 3 cm, permanece no recém nascido e é chamada de coto umbilical que, quando bem cuidado, sua cicatrização e queda ocorre entre o 7º e o 15º dia de vida (blog Vida Saudável, do hospital Albert Einstein). Para contribuir no cuidado do coto umbilical dos recém-nascidos no período pós-alta, as mães da maternidade do Hospital Padre Albino recebem kits para higienização e cicatrização através do projeto ‘Meus cuidadinhos’, com envolvimento da equipe multidisciplinar neonatal e voluntárias alunas do curso de Enfermagem/Unifipa.
De início foram oferecidas pelas voluntárias 60 unidades, contendo um frasco de álcool a 70% e dois pacotes de gaze estéril. “Após a validação do material pela nossa equipe, os kits começaram a ser entregues às mamães no momento da alta hospitalar”, frisou a enfermeira Aline Cristina De Poli, coordenadora da Maternidade e UCIN/HPA.
O projeto ‘Meus cuidadinhos’ possui a participação da equipe multidisciplinar comporta por Aline Cristina De Poli, enfermeira coordenadora da Maternidade e UCIN; Lívia Machado Espírito Santo, farmacêutica coordenadora; Maristela Neves, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização; Simone Trovó, gerente de Gestão de Cuidados; a enfermaria RT Regina Pardim e as voluntárias alunas do curso de Enfermagem/Unifipa: Mayara Gabriela Zorneta, Raphaela Fernanda Biocarto, Maria Eduarda Teixeira Munhão, Jéssica Lucas Marcelo, Flavinny Mikelly Raymundo da Silva, Livia Gavira Bonani Analio, Monise Renata de Souza Miranda e Anna Karolyna Gallo Xavier.
Foto: Divulgação FPA