De 29 de novembro a 13 de dezembro a galeria Marcelo Neves apresenta a exposição “Juntos na Arte” dos artistas Eduardo Torassa e sua filha Brenda Torassa. O vernissage ocorre no dia 29 de novembro das 18 às 22 h.
Expoente do surrealismo argentino, Eduardo Torassa tem sua obra fazendo parte de coleções particulares e museus por todo o mundo, conta a curadora Rosita Cavenaghi da MN Art Gallery. Entre 1979 e 1983, ele viveu e trabalhou no Brasil. Mais tarde, voltou ao seu país natal Argentina, onde atualmente vive. Natural de Buenos Aires (1955), durante os últimos 43 anos de arte internacional, ele já expôs seus quadros individualmente ou com outros pintores nos EUA, Inglaterra, Itália, Japão, Mônaco , México, Brasil, Chile, Uruguai e Argentina informa Rosita.
A obra de Eduardo é simbólica / surrealista, uma combinação de um milênio da arte figurativa que é condensada em cada uma das suas pinturas. A presença da Renascença aparece constantemente recriando obras únicas. Ali encontramos pessoas que marcaram época, combinando objetos e pessoas do nosso tempo. Esta fórmula lembra muito os ricos sonhos do mundo, com os seus símbolos e imagens onde são misturados de uma forma que chega a um paralelo da realidade com nova lógica, conta Rosita.
A figura humana é protagonista essencial, que vai de uma a outra época tão naturalmente, como se o tempo não determinasse limites existenciais entre a realidade e a fantasia. Eduardo Torassa com as suas narrativas preciosas e fantásticas pinturas, mostra-nos uma história dentro da outra. Sua arte percorre os caminhos para trás para se chegar a um subconsciente Universal.
Já o trabalho de sua filha, também artista Brenda Torassa, desponta com interessante manejo da cor, onde coloca um panorama cromático que reflete as emoções do interior da alma com uma paixão expressionista muito particular. Essa artista precoce, aventurou-se na pintura desde os primeiros anos de sua infância, desenvolvendo desde então uma concepção de sua obra de forma linear e progressiva sem se afastar de seu estilo até hoje. Imerso em uma linguagem que transita pelo tênue perímetro entre a abstração e a figuração, aprofunda o terreno do inconsciente, dando ao caos um movimento quase musical que lembra os mestres russos (Stranvinsky na música e Kandinsky na pintura). Brenda Torassa foi a vencedora em 2005 do primeiro prémio de pintura do “1o Concurso de Arte Jovem” no Museu Benito Quinquela Martín de Belas Artes. Se a arte é um colóquio do espírito expresso de diferentes maneiras, no caso de Brenda essa mensagem unipessoal, mas também universal, é depositada em suas telas com a força e a convulsão dos tempos modernos. Seu trabalho foi muito apreciado em L”Arte Tutela la Natura e L”Umanita” quando sua obra foi inserida com destaque no THE BEST OF CATALOG of Italian Contemporary Art que foi distribuído aos principais estúdios de Design e Arquitetura de Milão, conforme relata a curadora Rosita Cavenaghi.
SERVIÇO
Exposição: “Juntos na Arte”
Quando: 29 de novembro a 13 de dezembro de 2022
Local: Marcelo Neves Art Gallery
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1067 – Pinheiros, São Paulo
Vernissage: 29 de novembro das 18 às 22 h.
Curadoria: Rosita Cavenaghi
Brenda Torassa – Los Visitantes