Inscrições para graduação em Ciência e Tecnologia da Ilum mais que triplica

A procura de estudantes pelo curso de graduação da Ilum Escola de Ciência, faculdade inovadora e gratuita do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) localizada em Campinas, no interior de São Paulo, mais que triplicou no processo seletivo para a turma de 2024. A Ilum é financiada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e registrou 3,9 mil inscrições, das cinco regiões do país, para o bacharelado em Ciência e Tecnologia, o equivalente a 97,5 candidatos por vaga para a terceira turma da graduação. Desse total, 1.828 são mulheres e 2.072 homens.

Para o processo seletivo 2024, a Escola de Ciência recebeu uma ampla distribuição regional de inscrições. Um total de 2.232 candidatos são da Região Sudeste, 734 do Nordeste, 327 do Norte, 261 do Centro-Oeste e 256 do Sul do País. Em 2023, a faculdade registrou 1.183 inscrições e no ano anterior, 943.

O interesse pelo processo seletivo deste ano supera números de vestibulares como o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo curso de Ciências Biológicas tem 54 candidatos por vaga e Ciências Biológicas noturno (Licenciatura) 15 candidatos por vaga. Também os cursos da mesma instituição de ensino superior de Física noturno (Licenciatura), com 6 candidatos por vaga; Matemática Aplicada (noturno), com 7 candidatos/vaga; e de Física, Engenharia Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática ou Matemática Aplicada e Computacional, com 11 candidatos por vaga.

Crédito: Ilum/Divulgação: Laboratório de Ciências da Vida da Ilum

O processo seletivo da Ilum supera em número de inscritos ainda os cursos da Universidade de São Paulo (USP) de Ciências Biológicas, com 13,3 candidatos vagas; Ciências Biomédicas (29); Ciências Físicas e Biomoleculares (2,8); Ciências da Natureza (3,5); Física, Física Computacional, Meteorologia, Geofísica, Astronomia, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada (5); Engenharias (6,4); Química (5,8); e Biotecnologia (7,1) candidato/vaga.

O bacharelado da Ilum possui três anos de duração em período integral e oferece 40 vagas, metade destinadas a alunos de escolas públicas. Os estudantes selecionados têm direito a moradia, alimentação, transporte, curso de Inglês e um laptop equipado com os softwares necessários para as atividades acadêmicas, além da passagem para chegar à Ilum de qualquer parte do Brasil.

Composto de três etapas, o processo de seleção agora segue para a fase de notas do Enem e, posteriormente, para as entrevistas online individuais com os 150 melhores classificados. A nota final dos candidatos se constituirá da somatória das notas das três etapas.


A divulgação dos pré-selecionados para a entrevista online está prevista para acontecer a partir de 26 de janeiro. As entrevistas ocorrerão entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Os nomes dos aprovados serão divulgados a partir de 6 de fevereiro. As aulas têm início em março.

“Mais uma vez, ficamos muito satisfeitos em receber inscrições de todo o Brasil para a terceira turma do bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum. Essa representatividade já era um objetivo quando lançamos a faculdade e torna o curso ainda mais rico”, avalia o diretor da Escola de Ciência e membro da Academia Brasileira de Ciências, Adalberto Fazzio.

Foco no aluno

Ilum Escola de Ciência tem como objetivo formar os cientistas do futuro e, para isso, oferece uma graduação interdisciplinar, com foco na prática em grupo.

Logo no primeiro semestre, os alunos já vivenciam uma experiência integrada de imersão nos Laboratórios do CNPEM, palestras com pesquisadores e aulas magnas, tendo a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendem em sala de aula. Desde o início do curso, os alunos manuseiam equipamentos de última geração, testam a teoria por meio de aulas práticas e interagem com cientistas que atuam em pesquisas avançadas, uma formação que possibilita que o estudante saia para o mercado de trabalho preparado para atuar em pesquisa, seja em laboratórios ou na universidade.


Conhecida pela abordagem inovadora para formar cientistas e pesquisadores, a Ilum Escola de Ciência possui um programa curricular com ênfase em projetos e aprendizado ativo: os alunos são incentivados a buscar o conhecimento de forma autônoma. A interdisciplinaridade está na integração de cinco grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciências de Dados e Humanidade.

“Queremos que nossos alunos saiam, após os três anos do curso, cientistas completos e também com uma formação humanística, éticos, engajados com os problemas da sociedade”, afirma o diretor da Escola de Ciência.

Serviço

Divulgação da lista de pré-selecionados para a entrevista: a partir de 26/1/2024
Realização das entrevistas: 29/1/2024 a 2/2/2024

Divulgação da lista de aprovados: a partir de 6/2/2024

Mais informações: Link


Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora para formar futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência e Tecnologia, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral.

Sobre o CNPEM

Com um ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento único no Brasil, o CNPEM é uma OS sem fins lucrativos sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do Sirius, projeto mais complexo da ciência brasileira, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, usada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em inúmeras áreas do conhecimento.

CNPEM reúne equipes multitemáticas especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. É um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental e Tecnologias Quânticas.