A IFMSA Brazil FAMECA iniciou o curso extracurricular “Libras na Saúde: Comunicação Inclusiva na Prática Médica” no campus sede da UNIFIPA para capacitar estudantes da área para atendimento mais inclusivo e eficaz. O curso é voltado a alunos de medicina, enfermagem, farmácia e psicologia e busca aprimorar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para preparar os futuros profissionais para comunicação adequada com pacientes que possuam deficiência auditiva.
O curso, iniciado em 9 de setembro, é composto por aulas presenciais quinzenais às segundas-feiras, às 18h, sempre no campus sede da instituição, e seguem até 11 de novembro. .
A iniciativa busca responder à necessidade crescente por mais inclusão na área da saúde, com o objetivo de romper barreiras de comunicação entre profissionais e pacientes. A professora responsável pelo curso, Alda Batista, é graduada em Letras e Pedagogia pela UNIP, com especialização em Tradução e Interpretação pela FATESP. Com ampla experiência como intérprete e docente de Libras, já atuou no SENAC e acompanha pessoas surdas em diversos contextos.
Para obter certificação do curso é exigida a presença em pelo menos 75% das aulas, o que corresponde a cinco dos seis encontros programados. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram @ifmsabrazil_fameca.